15 planilhas de gastos para controlar seu orçamento em 2017

É hora de cumprir com a promessa de Ano Novo e manter a vida financeira saudável. Os apps, sites e planilhas de Excel a seguir vão te ajudar

Por Júlia Lewgoy/revista Exame

COMPUSHOP IMPORTADOS.
<< PUBLICIDADE.:>>

Planejamento financeiro: Monitorar quanto você ganha e gasta é o primeiro passo para enriquecer (BrianAJackson/Thinkstock)
São Paulo – Você pode até comer lentilha, usar roupa íntima amarela e guardar as sementes de romã na carteira, mas nada disso funciona sozinho se você não estiver determinado a dar mais atenção à sua vida financeira em 2017. O ponto de partida é colocar em papel, planilha de Excel, site ou aplicativo tudo que você ganha e gasta.

Só dá para se livrar da bagunça das contas se você montar um orçamento financeiro, para medir seus erros e acertos e planejar o futuro. É claro, não basta só fazer isso uma vez e depois esquecer. Para a receita funcionar, só o hábito para, quem sabe, enriquecer.

Com as ferramentas gratuitas a seguir, a tarefa ficará bem mais fácil. Há planilhas para todos os gostos, o segredo é experimentar.

1) GuiaBolso

O aplicativo GuiaBolso permite que você controle suas finanças de forma 100% automática. Funciona assim: o usuário conecta seu banco, o app tem acesso à sua conta e sempre mostra o saldo e as transações bancárias atualizadas, sem que você precise preencher as informações.

O aplicativo também organiza os gastos automaticamente em categorias, e assim você sabe para onde o dinheiro foi. Também pode traçar metas e a ferramenta avisa quanto você ainda tem para gastar em cada categoria, e se está perto de estourar o orçamento.

O aplicativo ainda oferece empréstimos a partir do que observa do seu perfil financeiro, mas cuidado! Não é para pegar empréstimos por qualquer motivo, pois a chance de se endividar é alta.

Desenvolvida por uma startup brasileira, a ferramenta tem três milhões de usuários. Os aplicativos do GuiaBolso para smartphones estão disponíveis para sistemas Android e iOS, mas também dá para acessar a plataforma pelo site.

2) Wally+

O principal diferencial do Wally+ é que ele permite que você compare o nível de saúde do seu orçamento com o de outras pessoas. Ao fazer algum gasto, também dá para marcar amigos e adicionar fotos, como uma espécie de rede social das finanças.

Nesse app, porém, você precisa inserir de forma manual todo dinheiro que ganha e gasta, o que pode funcionar melhor como ferramenta de controle financeiro para algumas pessoas. Ele também permite que você crie metas de gastos para alcançar, e notifica sobre gastos e contas a pagar.

O Wally+ é usado em diversos países e, em português, está disponível só para sistemas Android. Para sistemas iOS, é encontrado somente em inglês.

3) Minhas Economias

O Minhas Economias é bem tradicional e funcional: permite inserir e categorizar os gastos, acompanhar sua evolução em gráfico e organizar a movimentação do cartão de crédito, da carteira, da conta-corrente e da poupança.

Além de receber alertas e acompanhar as metas, também dá para calcular suas transações com a ajuda de uma calculadora no próprio app, programar transações repetidas e inserir anotações.

O Minhas Economias pode ser usado pelo site ou pelos aplicativos para Android e iOS. Ele sincroniza seus dados em todas as plataformas e o app é protegido com um código de segurança de quatro dígitos.

4) Dinheirama Organizze

No Dinheirama Organizze, é o próprio usuário que categoriza seus lançamentos e o app monta gráficos na versão gratuita. Na versão paga, que custa oito reais por mês, a ferramenta avisa as contas a pagar e a receber e ajuda a elencar metas de gastos.

Brasileira, a ferramenta é usada por 500 mil pessoas, pelo site ou por aplicativos para sistemas Android e iOS.

5) Minhas Finanças

O Minhas Finanças permite que o usuário customize suas telas como quiser e importa as mensagens do banco enviadas por SMS sobre receitas, despesas e cartões de crédito. Ele também gera gráficos dos gastos por categoria e contabiliza as transferências entre contas.

Outro diferencial do app é que ele fornece estatísticas das despesas em cada dia, semana ou mês, detalha a média diária de gastos e compara a sua média atual com a de outros períodos.

O aplicativo está disponível só para sistemas Android.

6) Mobills

O Mobills faz comparativos anuais e mensais de gastos e indica em que categoria o usuário gastou mais. Ele envia notificações por e-mail das contas a vencer e as informações são integradas em tempo real no aplicativo e no site. O app ainda lê as notificações de cartão de crédito enviadas por SMS.

Usado por dois milhões de pessoas, o aplicativo está disponível para sistemas Android, iOS e Windows Phone.

7) Finanças Pessoais

Além de ser um organizador financeiro, o aplicativo Finanças Pessoais tem um blog de educação financeira e uma comunidade para usuários trocarem informações no Google Plus. A plataforma também envia e-mails ao usuário com dicas sobre mercado financeiro e cartões de crédito.

O aplicativo está disponível só para Android.

8) Wisecash

O Wisecash é bem simples e funcional. Ele cadastra automaticamente lançamentos que se repetem a cada mês e oferece somente os recursos básicos de controle financeiro, o que para alguns usuários pode ser um facilitador: lançamento de gastos e ganhos diários, categorização das despesas e elaboração de gráficos.

Em português, o app está disponível só para Android.
PUBLICIDAD:
WWW.PARAGUAYDIGITAL.COM

==============================================

9) Grana

O Grana tem um design bem amigável e intuitivo. O usuário pode adicionar quanto quer gastar no mês e o aplicativo calcula quanto ele pode gastar por semana ou por dia. Também pode exportar seus gastos para qualquer planilha financeira, até mesmo para o Google Drive.

O aplicativo está disponível só para Android.

10) Money Lover

O Money Lover permite reunir várias contas em um só app e personalizar os gastos com ícones. Ele também tem um “modo viagem”, o que facilita a organização do orçamento durante as férias, e as informações lançadas pelo usuário podem ser integradas ao Dropbox.

O aplicativo está disponível para sistemas Android, iOS e Windows Phone.

11) Gastos Diários 3

O aplicativo Gastos Diários 3 é bem simples, mas tem alguns diferenciais: o usuário pode escolher o formato da moeda e da data que preferir, ele faz um resumo dos seus gastos e ganhos todo mês e está disponível em dez línguas, se você quiser testar seus conhecimentos. Também dá para proteger as informações com uma senha.

O aplicativo está disponível somente para sistemas Android.

12) Finance

Em português, o aplicativo Finance permite organizar as despesas específicas de um evento na sua vida, como uma viagem, por exemplo. Ele também avisa sobre as contas a pagar e permite anotar os gastos manualmente em quatro moedas: real, dólar, libra e euro.

Também dá para fotografar e anexar documentos, como cupons fiscais e comprovantes de pagamentos. O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS. A versão para iOS também é integrada ao banco e faz análises das suas despesas automaticamente.

13) Microsoft Office

As planilhas do Microsoft Office são para quem prefere modelos mais tradicionais de controle financeiro, mas não menos eficientes. Basta acessar o programa no seu computador, sem precisar de internet. Quem não tem o Microsoft Office pode acessar as planilhas online, no site.

14) Idec

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) disponibiliza uma planilha para baixar, salvar no seu computador e usar sem precisar de internet. Ela permite separar as compras parceladas com cartão de crédito e tem um espaço reservado para as previsões do próximo ano.

15) BM&FBovespa

O site da BM&FBovespa também disponibiliza uma planilha para baixar e organizar o orçamento. Ela reúne em apenas uma aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. É possível lançar despesas divididas em fixas, variáveis, extraordinárias e adicionais. O documento também permite incluir valores mensais destinados a investimentos em ações, Tesouro Direto, renda fixa, previdência privada e outras aplicações.

FM CAPITANBADO
<< PUBLICIDADE.:>>
Oi pessoal to passando pra informar que nosso site CapitanBado.com já tem o seu próprio App da FM CAPITANBADO, sua radio para Android e o mais legal ele é GRATIS. E gostaria de pedir para todo os nossos internautas que instalem, comente e avalie o aplicativo para assim ir melhorando o App.
– FM Capitán Bado:
http://WWW.migre.me/q2ZKp