Facebook testa ferramenta que permite a usuários criarem vários perfis

Recurso visa ajudar os usuários a “adaptar sua experiência com base em interesses e relacionamentos”, disse o porta-voz do Facebook, Leonard Lam, à CNN

O Facebook está testando uma opção para os usuários criarem vários perfis a partir de uma única conta, em meio a uma oferta da plataforma para reativar o crescimento de usuários.

O recurso visa ajudar os usuários a “adaptar sua experiência com base em interesses e relacionamentos”, disse o porta-voz do Facebook (FB), Leonard Lam, à CNN Business em comunicado.

Embora o Facebook proíba os usuários de terem mais de uma conta, o recurso permitiria que eles criassem até cinco perfis em sua conta para interagir com diferentes tópicos ou grupos de pessoas. Isso pode envolver perfis (e, portanto, feeds do Facebook) projetados para interagir com amigos próximos versus colegas de trabalho, ou um perfil dedicado a um hobby específico, como jogos. A Bloomberg relatou pela primeira vez o novo teste de recursos na quinta-feira.

O teste ocorre quando a empresa-mãe do Facebook, Meta, experimenta um crescimento lento dos lucros e uma forte concorrência de rivais como o TikTok, que está lutando pelo tempo e atenção dos usuários. Em fevereiro, o Meta chocou os investidores ao registrar uma rara estagnação no crescimento trimestral de usuários, uma tendência que se inverteu ligeiramente no primeiro trimestre deste ano.

A Meta está no meio da transição para uma empresa centrada em um “metaverso” futuro, com realidade aumentada e virtual, em vez de mídia social. Mas precisa continuar classificando os lucros de suas plataformas existentes para financiar investimentos nessa visão.

A empresa tem trabalhado recentemente para integrar ainda mais o Facebook e o Instagram – tornando mais fácil para os usuários descobrir conteúdo e se envolver com comunidades entre as duas plataformas, por exemplo, mostrando Instagram Reels no feed do Facebook.

Os usuários do novo recurso de vários perfis poderão criar nomes exclusivos para cada perfil que criarem, mas ainda estarão sujeitos às regras do Facebook que proíbem a deturpação e a representação de figuras públicas, de acordo com Lam.

Os perfis principais das pessoas ainda devem cumprir a regra da plataforma de usar o nome pelo qual passam regularmente. Também haverá alguns recursos do Facebook, como o Facebook Dating e a capacidade de criar uma página, disponíveis apenas para os perfis principais dos usuários.

Se um usuário violar as diretrizes da comunidade da plataforma em um perfil, toda a sua conta estará sujeita a ação disciplinar.

“Qualquer um que use o Facebook deve continuar seguindo nossas regras”, disse Lam.

A empresa está testando o novo recurso com usuários em países selecionados, de acordo com Lam, embora ele não tenha especificado onde ou quando a opção estará amplamente disponível.