Entenda como a covid-19 pode afetar os testículos e como detectar

Inflamação no órgão pode passar despercebida e afetar produção de sêmen, mas infertilidade não foi comprovada, diz urologista.

A infecção causada pela covid-19 pode prejudicar os testículos e afetar o sistema reprodutor masculino, segundo revelou um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Isso acontece porque, de acordo com o urologista Alex Meller, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, assim como no pulmão, há nos testículos uma grande quantidade da enzima angiotensina 2, que facilita a entrada do coronavírus na célula.

Os pesquisadores do estudo analisaram 26 pacientes, entre 21 e 42 anos, que apresentaram sintomas leves e moderados da infecção pelo SARS-CoV-2 e que não tinham nenhum outro problema que pudesse comprometer a região testicular. Ao fim da análise, 42,3% apresentaram epididimite, uma inflamação no epidídimo, canal localizado na parte posterior dos testículos, mesmo sem queixas de dor. https://dee2135b8b60aba1df85c99a2df2d58d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

pesquisa foi publicada no último dia 9 na revista científica Andrologia e mostrou que mais da metade dos pacientes que desenvolveram epididimite apresentaram um aumento significativo e perceptível da cabeça do epidídimo, além do aumento do fluxo sanguíneo, espessamento da pele e aumentos volumétricos significativos e identificáveis ​​da estrutura.