Asteroide de ouro.Valor inestimável para a ciência

NASA e a SpaceX, de Elon Musk, vão lançar uma missão espacial para explorar a estrutura do asteroide 16 Psyche, que contém ouro suficiente para deixar bilionários todos os habitantes da Terra.

US$ 10.000.000.000.000.000.000 em metais

A “bolha de metal sólido” 16 Psyche, que orbita o Sol entre Marte e Júpiter, tem 120 quilômetros de largura e núcleo feito de níquel e ferro. Além desses, o astro ainda contém grandes quantidades de platina, ouro e outros metais.

O valor total, em metais, é estimado em US$ 10 mil quadrilhões (ou um 10 seguido de 18 zeros). Mesmo que apenas um pedaço do asteroide pudesse ser trazido para a Terra, ele faria com que o preço das commodities despencasse e levaria a economia mundial ao colapso.

Representação do 16 Psyque. (Fonte: NASA/Reprodução)

Valor inestimável para a ciência

Fora seu possível valor monetário, o 16 Psyche é de extrema importância para os cientistas porque, segundo a NASA, ele é resultado de intensas colisões entre planetas, as quais eram comuns quando o sistema solar estava se formando; é como se ele fosse um sobrevivente daquela época. Sendo assim, é possível que sua composição ajude a compreender como o núcleo da Terra e dos outros planetas se formaram.

Missão será lançada em 2022

Se tudo correr como o planejado pela NASA e a SpaceX, o lançamento da sonda Psyche (o mesmo nome do asteroide) será realizado em meados de 2022, a partir do Cabo Canaveral. O objetivo da missão se limita a estudar a estrutura de 16 Psyche, então nenhuma mineração está prevista, apesar da riqueza mineral do corpo celeste.

A previsão é de que a sonda atinja o solo do asteroide em 2026.