De acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica, foi registrada uma queda geral nos preços da soja em todas as regiões do mercado internacional, além de ter sido reportada mais uma negociação de dois navios brasileiros para China. “Na China, os estoques totais de soja caíram 140.000 toneladas na semana para 5,05 milhões de toneladas, queda de 650.000 toneladas no mês, mas um aumento de 1,97 milhão de toneladas em comparação com o mesmo ponto do ano passado”, comenta.
“No mercado CFR China, as atividades continuaram a ser amplamente impulsionadas por casas de comércio internacional, em vez de trituradores chineses, devido às margens de esmagamento negativas. Uma remessa de julho do Brasil mudou de mãos a 162-163 c/bu sobre o futuro de julho com base CFR e a remessa de maio foi negociada a 128 c/bu sobre o futuro de maio na quarta-feira durante a noite. Na quinta-feira, uma oferta de embarque de maio foi indicada a 140 c/bu sobre o futuro de maio e uma oferta para julho foi relatada a 165 c/bu sobre o futuro de julho”, completa.
O indicador CFR China para o embarque em maio da opção mais barata com base no CFR China foi avaliado em US$ 571/tonelada. “Nos mercados de origem, os preços para embarques à vista no mercado brasileiro de papel de Paranaguá se firmaram ligeiramente no dia em relação aos futuros mais fracos e à estabilidade do real. Abril foi avaliado 1 c/bu mais baixo em -19 c/bu para os futuros de maio e maio foi avaliado em -18 c/bu para os futuros de maio, equivalendo a $ 513,25/t e $ 513,75/t, respectivamente”, conclui. AGROLINK