Safra de grãos em MS será recorde com mais de 19,5 milhões de toneladas

Estimativa é de que a soja puxe o crescimento agrícola com 9,6 milhões de toneladas de toda produção

Rosana Siqueira

Lavoura de soja em pleno desenvolvimento na região de Maracaju. (Jerry Cambuhy/Arquivo Pessoal)

A estimativa da safra 2019/20 de grãos aponta uma produção de 19,5 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul, crescimento de 6,8% em relação ao ano passado. Os números registram novo recorde da série histórica e foram divulgados, hoje (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu quarto levantamento.

A soja puxa a produção estadual com previsão de render 9,6 milhões de toneladas neste ano, alta de 11,6% diante da safra passada. A área cultivada ficou em 2,9 milhão de hectares segundo a Conab e a média de produtividade será de 3.350 quilos por hectare, ou alta de 0,1% em relação ao rendimento de 2018.

Já o milho deve totalizar produção de 9,7 milhões de toneladas, ou 2,8% superior ao ano agrícola anterior. A Conab estima que o milho total renda 5.218 quilos/ha nesta safra.
As condições das lavouras de soja que estão em pleno desenvolvimento são favoráveis com o aumento nas precipitações desde o final de dezembro.

De acordo com assistência técnica que acompanha as lavouras no Estado, o período entre os dias 30/12/2019 a 03/01/2020 foi marcado por baixos e irregulares volumes de chuvas. Até o momento a incidência de pragas está dentro da normalidade. A previsão do tempo para a segunda semana de janeiro indica regularidade nas chuvas. Até o momento o clima mantém-se regular para o desenvolvimento da cultura.

Clima está beneficiando as lavouras que estão com baixa incidência de pragas. (Jerry Cambuhy)

Clima está beneficiando as lavouras que estão com baixa incidência de pragas. (Jerry Cambuhy)

Brasil – No Brasil a estimativa é de safra de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% ou 6,1 milhões de toneladas em relação a 2018/19.

A expectativa para a área semeada é que sejam cultivados 64,2 milhões de hectares ou o equivalente a uma variação positiva de 1,5% em comparação à da safra anterior. As condições climáticas, que apresentaram certa instabilidade no início do plantio de verão na maioria das regiões produtoras, tomaram agora um novo ritmo de normalização. A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nessa etapa.

A cultura da soja, que vem mantendo a tendência de crescimento na área, nesta temporada também deve crescer a produção em 2,6% em relação ao ciclo passado, chegando a 122,2 milhões de toneladas.

Quanto ao milho primeira safra, a previsão é de aumento em 1,1% na área semeada, totalizando 4,15 milhões de hectares e uma produção de 26,6 milhões de toneladas, com ganho de 3,8% sobre a de 2018/19. A favor desse desempenho, há fatores como o aumento nas exportações brasileiras do cereal e no mercado interno, derivados da demanda por confinamento e produção de etanol, mesmo a despeito da concorrência com a soja. No Rio Grande do Sul, lavouras de milho semeadas em setembro sofreram deficiência hídrica e indicam perdas do potencial produtivo, mas seguem dentro das estimativas iniciais da Conab.

O algodão, apesar da tendência de crescimentos significativos de área nas duas últimas safras, apresentou uma variação positiva menor de 2,7%, atingindo 1,6 milhão de hectares. Já a produção do caroço deve chegar a 4,1 milhões de toneladas e a da pluma em 2,8 milhões de toneladas. CAMPOGRANDE NEWS