Manchas na pele: o que dizem sobre a sua saúde e como tratar

Alterações na pele revelam problemas de saúde. Deve estar atento!

Mas antes de definir o tratamento, é essencial distinguir cada uma delas. Veja abaixo qual o caso que mais se adequa ao seu.

Manchas escuras

Se tem entre 20 e 50 anos e nota cada vez mais manchas castanhas ou acinzentadas na pele, sobretudo nas maçãs do rosto, nariz, testa e buço? Muito provavelmente, tem melasma, um problema não contagioso provocado pela hiperpigmentação, isto é, produção excessiva e distribuição irregular de melanina, pigmento que dá cor à pele, que afeta, sobretudo, pessoas com tom de pele mais escura. 

Manchas esbranquiçadas 

Se apresenta manchas na pele ou máculas de cor esbranquiçada num tom mais claro do que o seu tom de pele, isso pode ser sinal de uma micose superficial da pele ou pitiríase versicolor, vulgarmente chamada de pano branco. Esta despigmentação da pele é provocada por um fungo (malassezia) presente em zonas com maior oleosidade, como o tronco e a face, que provoca ainda descamação e, por vezes, comichão.. Está associada ao calor e à humidade. 

Manchas de tom leitosos

Apesar de atingir apenas 1% da população, o vitiligo é uma doença que provoca a despigmentação progressiva da pele.

Como tratar

Em caso de aparecimento de manchas na pele, deve dirigir-se a um dermatologista para fazer o diagnóstico. Todavia, o tratamento das manchas na pele, ou a sua prevenção, podem passar por:

  1. Aplicação de protetor solar;
  2. Cremes tópicos e peelings, no caso do melasma;
  3. Medicamentos antifúngicos orais ou sistêmicos, no caso da micose da pele;
  4. No cloasma gravídico, pode não ser necessário ir além da fotoproteção;
  5. Repigmentação para quadros de vitiligo.