Como aproveitar bem os alimentos no dia a dia

Que tal aproveitar integralmente os alimentos que geralmente são descartados no dia a dia? Talos, sementes, cascas, folhas, e até mesmo a própria folha concentram uma grande quantidade de proteínas, nutrientes, sais minerais e vitaminas.

Isso te possibilita a experimentar e produzir novas receitas, variar o cardápio, sem contar a economia ao evitar levar para o lixo muita coisa na nossa cozinha que você ser bem aproveitado. Aliás, você sabia que a ação rende até cinco preparações de pratos diferentes? Preparei mais dicas para vocês aproveitarem cem por cento os alimentos no dia a dia:

Conserve os alimentos

Para armazenar as partes não convencionais que você gostaria de utilizar em preparações futuras, separe em pequenas porções em saquinhos transparentes. Ao conservar na geladeira, elas devem ser utilizadas em até 48 horas, mas o prazo pode prolongar em até 1 mês ao serem congeladas. Uma dica é etiquetar os saquinhos com a data e nome do alimento.

Planeje bem as suas compras

Evite os excessos ao optar por alimentos da época. Eles possuem tudo de maior: qualidade, teor nutricional e durabilidade; e de menor: quantidade de agrotóxicos. Sem contar os valores, que são mais acessíveis.

Sobras de alimentos que podem servir como receitas

• Recheios de tortas, escondidinhos e patês usando talos de salsa, brócolis, agrião, couve e beterraba. Eles contém vitamina C e aumentam a imunidade do organismo. Uma outra pedida é preparar sucos, adicioná-los ao molho pesto, aproveitá-los com tempero e ovos batidos.

• Faça bolinhos com as folhas da cenoura! Elas são ricas em vitamina A, super importante para saúde dos olhos e da pele, e também para o crescimento dos cabelos). As folhas substituem bem a salsinha. Elas são muito parecidas em sabor e aspecto.

• As vitaminas que se dissolvem na água, chamada hidrossolúveis, estão presentes na água do cozimento das batatas. Reaproveite para fazer purê, aumentar os nutrientes do arroz e massas. Adicione leite e manteiga e faça um delicioso purê!

• Cozinhou a beterraba? Aproveite a água para fazer gelatinas nutritivas e bem saborosas.

• Dica de aperitivo: as cascas da mandioquinha, batata, cenoura, nabo e beterraba são ótimas fritas ou assadas.

• Que tal uma compota? A casca da laranja é ótima para isso ao ser caramelizada e combinada com biscoitos. Outras opções é servi-la com café.

• Da parte branca da melancia e do maracujá dá para aproveitar tudo. Faça cocadas e compotas. Agora, atenção ao ralar a casca da laranja ou do limão. A parte branca é amarga e pode prejudicar a sua preparação.

• As cascas das frutas proporcionam deliciosos sucos refrescantes e saudáveis! Eles substituem bem ingredientes no preparo de bolos. DOURADOS NEWS