A importância dos óculos de sol para os seus olhos

A importância dos óculos de sol, além da beleza e do conforto, é a presença desse filtro. Como nos protetores solares que passamos na pele

O inverno está acabando e o calor está de volta. Mas, independentemente da estação do ano, o poder e a força do Sol já são bem conhecidos. Não haveria vida sem a luz dessa estrela. Benefícios como o calor, a energia, a vitamina D e até a renovação do ar que respiramos, por meio da fotossíntese, são proporcionados pelo Sol.

Mas o lado B dessa força também já é bem conhecido. Assim como na pele, o espectro ultravioleta da luz solar, os famosos raios UV, podem prejudicar nossos olhos. Eles são responsáveis por diversas doenças, como o pterígio, aquela “pelinha” vermelha no branco do olho.

Doenças mais perigosas, como o câncer, também podem ocorrer nos olhos, provocados pelos raios UV do Sol. Na pele de nossas pálpebras, pode aparecer o câncer de pele, pela exposição ao Sol sem protetor solar. Aparecendo inicialmente como pequenos carocinhos ou feridinhas que não melhoram.Continua depois da publicidade

No próprio olho, como na conjuntiva, a membrana mais externa do olho, onde ocorre a famosa conjuntivite, pode aparecer um tipo específico de câncer provocado pela exposição ao Sol.

Além disso, como em nossos olhos temos melanina, o pigmento que dá cor à pele e também aos olhos, um tipo de câncer mais grave, mas felizmente, mais raro, também pode aparecer: o melanoma.

Os canceres nos olhos podem ser tratados por meio de cirurgias, quimioterapia e radioterapias, mas dependendo da extensão e da gravidade da lesão, pode ser necessário a retirada do olho. O que é extremamente traumático, para a visão, para a estética facial da pessoa e para seu estado emocional. Existem cirurgias reparadoras e próteses que mascaram a ausência do olho, mas o melhor mesmo é prevenir.

O filtro UV é a proteção que os nossos olhos têm desses raios. Por isso, usarmos óculos com esse filtro é importante em todas as estações do ano.

O importante dos óculos de sol, além da beleza e do conforto, é a presença desse filtro. Como nos protetores solares que passamos na pele. Independente da cor e formato dos óculos, é dessa proteção que nossos olhos precisam.

Usar óculos escuros que não apresentam esse filtro, pode agravar os riscos para os olhos, pois esses óculos diminuem a luminosidade, mas não bloqueiam os raios UV. Dessa forma, a pupila, que é sensível à luz, se abre, pois há menos luminosidade, permitindo a entrada de mais raios UV nos olhos, o que pode danificá-los.

Óculos escuros sem filtro UV, não são óculos de sol. Além de não proteger, ainda aumentam o risco de exposição dos olhos. Por isso, a aquisição dos óculos de sol deve ser feita com muito critério. Os tão comuns “óculos de camelô” podem ser aquele famoso “barato que sai caro”.

Além dessas doenças causadas pelo Sol, os raios solares podem provocar uma espécie de queimadura na retina, nos fotorreceptores, as células receptoras da luz. Isso pode acontecer se olharmos em direção ao Sol sem proteção nenhuma, por algum tempo.

Esse tipo de “brincadeira” que, às vezes crianças e adolescentes fazem, até como desafio: “Quem consegue olhar mais tempo para o Sol?”, pode levar à lesão dos fotorreceptores e danificar a visão definitivamente. Por isso, devemos orientar as crianças a não fazerem isso.

Assim, vemos a importância dos óculos de sol na proteção dos nossos olhos, através do filtro UV.

E, se você tem grau e precisa usar óculos de grau, existem várias opções. Você pode colocar o grau que seus olhos necessitam nas lentes dos óculos de sol, deixando sua visão nítida e protegida, por exemplo.

Além disso, também existem lentes de sol que se encaixam aos óculos de grau através de imãs, assim os óculos podem ser 2 em 1.

E, se você não gosta muito de óculos de sol, mas se preocupa com a proteção dos seus olhos, também é possível colocar o filtro UV nas lentes transparentes. Afinal, não é o filtro UV que da cor aos óculos.

Por isso, quando for comprar seus óculos de sol, ou de grau, é importante confirmar a presença do filtro UV, pois é ele que vai ajudar na saúde dos seus olhos.

Por Dra Fernanda Santos