Taxa de transmissão do coronavírus sobe e mostra pandemia em descontrole no Brasil

Índice calculado pelo Imperial College de Londres na semana ficou em 1,21; números superiores a 1 mostram que doença está em expansão.

A pandemia do novo coronavírus segue em expansão no Brasil, sem mostras de arrefecer. A taxa de transmissão (Rt) do Sars-Cov-2 no país ficou em 1,21, de acordo com os cálculos feitos pelo Imperial College de Londres e divulgado nesta terça-feira (12). Na semana passada, ela tinha ficado em 1,04.

O número significa que cada 100 pessoas infectadas com Covid-19 a transmitem para outras 121. Ou seja, cada paciente passa a doença para mais de uma pessoa, o que aumenta a propagação do vírus. Taxas acima de 1 indicam que a epidemia está em descontrole.

Os pesquisadores também avaliam se a pandemia está declinando, estável/crescendo lentamente ou se está crescendo em cada país. Na semana passada, o Brasil tinha ficado na faixa intermediária, de estabilidade ou crescimento lento. Nesta, o país mudou para a classificação de crescimento mais intenso.

Além de estimar a taxa de transmissão em si, os pesquisadores do Imperial College calculam um intervalo em que ela pode variar na próxima semana. Ele ficou entre 1,14 e 1,40. Ou seja, ao observar os dados de evolução de casos no país, os estudiosos avaliaram que a pandemia vai continuar em expansão por aqui.

Mortes

Na semana encerrada na segunda-feira (11), o instituto contabilizou 6.049 óbitos devido à Covid-19. Para esse próximo período de sete dias, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 7.640, podendo variar de 5.700 a 8.350.

(Fórum)