Respiradores e 20 mil máscaras chegam a MS em aeronave da Força Aérea

Insumos irão abastecer hospitais da Capital e interior para casos de Covid-19

Vinte mil máscaras de proteção e 15 respiradores hospitalares chegam hoje a Mato Grosso do Sul, para equipar hospitais e unidades de saúde no enfrentamento a pandemia do coronavírus. Os insumos foram doados pela indústria de papel e celulose Suzano e chegam ao Estado em uma aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB),

Aeronave com as máscaras e respiradores saem de São Paulo e previsão de chegada na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande é para às 11h30, em ação coordenada entre os Ministérios da Defesa e da Saúde, no âmbito da Operação Covid-19.

Da base, os insumos serão encaminhados para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Geraldo Resende, de onde serão destinados para hospitais. Na última quarta-feira (15) que parte destes respiradores e máscatas será destinado ao Hospital Regional, em Campo Grande, que é referência para o atendimento da Covid-19. Ainda segundo Resende, outra parte deve ir para o município de Três Lagoas.

Com os novos respiradores, número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva será ampliado no Estado. No mês passado o Estado já havia conseguido a compra de 25 respiradores que iriam tanto para o Regional da Capital, como para outros hospitais do interior.

Atualmente, os equipamentos são usados principalmente nos casos de coronavírus e tem havido dificuldade em encontrá-los no mercado devido a pandemia mundial. CORREIO DO ESTADO