Professora de Paranhos apresenta pesquisa no International Paris Conference on Social Sciences

No último mês de julho, a coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação de Paranhos, professora Viviane Soares Vilasanti, apresentou parte de sua pesquisa de mestrado no INTERNATIONAL PARIS CONFERENCE ON SOCIAL SCIENCES – VI.

Sob orientação do Professor Doutor Marsiel Pacífico e com a coorientação da pesquisadora americana Janella Eshiet, Viviane ingressou recentemente no Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC/UEMS, onde desenvolve pesquisa na área da Teoria Crítica, com um estudo pioneiro no Brasil sobre a Dismorfia de Snapchat.

O trabalho da professora Viviane visa investigar como a utilização compulsiva dos filtros, comumente utilizados em redes sociais para retocar fotos, pode gerar transtornos que são caracterizados pelo sofrimento emocional e pelo estranhamento da própria imagem sobretudo em adolescentes do sexo feminino. Seu artigo denominado FEMININE BODY, AGING AND CULTURAL INDUSTRY: AN ANALYSIS OF AN PROPAGANDA FROM THE POINT OF VIEW OF CRITICAL THEORY foi socializado no Congresso Internacional sediado em Paris, que está em sua sexta edição e contou 140 trabalhos oriundos de mais de 20 países e apresentados em quatro idiomas: francês, inglês, turco e russo.

A divulgação de Paranhos em um contexto de produção científica para o campo da educação é motivo de orgulho para os munícipes e para a Universidade Estadual, como explica o orientador Marsiel Pacífico “A professora Viviane tem desenvolvido uma pesquisa pioneira com padrão internacional de excelência. Refletir sobre a pressão estética imposta à beleza feminina e todos os transtornos decorrentes desse processo é uma demanda urgente de nosso tempo e afeta, silenciosamente, a saúde mental e o bem-estar de milhares de nossas adolescentes. No Brasil, até o presente momento, temos menos de dez artigos científicos que citam essa temática. Ver uma pesquisadora de Paranhos desbravando essa área e levando o nome de nosso estado e, especialmente da cidade, em um contexto internacional de socialização da ciência é um passo importante para a construção de uma cultura que valorize a educação pública e seus profissionais”.

Além da apresentação oral em inglês, o trabalho ainda foi publicado como capítulo de livro e pode ser acessado pelo site https://www.iksadparis.org/.