Para frear contágio acelerado, secretário quer quarentena geral

Município com menos de 10 mil habitantes está se aproximando dos casos de Campo Grande.

Secretário de Saúde de MS prega quarentena ainda mais restrita em Guia Lopes – Reprodução

O município de Guia Lopes da Laguna é o segundo em números totais de casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, ficando atrás somente de Campo Grande, com 238. A cidade, que fica a 232 quilômetros da Capital, já tem 144 episódios. Entretanto, é um dos municípios do país com a maior incidência de casos por 100 mil habitantes. Esse fato levou o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende a orientar o “lockdown completo”.

Para Resende, a “preocupação é muito grande” também com a região onde está localizado Guia Lopes. “Temos feito reuniões diárias a cerca desse foco de Covid na região e vamos adotar, se preciso for, até medidas de força para obrigar a população de Guia Lopes a respeitar as recomendações na área de saúde”. 

Durante apresentação dos dados do novo coronavírus no Estado, o secretário contou que até para ir em velórios, moradores de Guia Lopes saíram da cidade, mesmo com as medidas restritivas que a prefeitura implantou desde o início deste mês.

“Não dá para verificar em velórios, que estão proibidos, pessoas de Guia Lopes saem da cidade para participar em outras cidades. Não dá para ficar tendo informações de que pessoas, mesmo positivadas, continuem fazendo uso do tereré, não dá para ter informação de que as pessoas continua a transitar como se nada acontecesse, e está acontecendo. Nós já temos número que indicam que Guia Lopes da Laguna e a região podem ultrapassar a nossa Capital e a cidade tem 10 mil habitantes, uma população infinitamente menor que a nossa Capital e o número de casos lá é de fato preocupante”, afirmou o secretário.

Nesta semana, Resende afirmou que entrará em contato com o governador do Estado para tornar ainda mais restritas as medidas na região. “No início da semana, haveremos de comum acordo com as autoridades municipais, adotar medidas ainda mais rigorosas, que podem levar ao lockdown completo da região. Essa é a orientação da Secretaria de Saúde e que nós vamos levar até o Governo do Estado para que possam ser adotadas medidas mais rigorosas e mais duras em razão do número expressivo e exponencial de casos naquela região”.

Além de Guia Lopes, Bonito e Jardim, que fazem parte da região sudoeste, também tiveram aumentos dos casos, com 30 em cada município. As três cidades estão entre os cinco municípios com a maior incidência de casos, 1.455,3, 136,5 e 115, respectivamente.

BOLETIM

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul teve um acréscimo de 53 novos casos da doença. A maior parte foi em Guia Lopes da Laguna, com 23 casos confirmados de sexta-feira para este sábado. Com esses novos episódios o município já contabiliza 144 infectados.

Outros 13 casos foram confirmados em Bonito, cidade da mesma região de Guia Lopes. A principal cidade turística do Estado já tem 30 casos confirmados, até a manhã deste sábado. Ao todo o Estado tem 858 casos confirmados da doença. CORREIO DO ESTADO

¡Frigorífico Don Pepe! El sector que tanto estábamos esperando ya esta habilitado en el local de Mariano R. Alonso y Ciudad del Este. Dentro de muy poco estaremos habilitando en el local de Pedro Juan Caballero y Concepción. ❤️??

FortisMayorista ?