Pintado de ‘cinza’ pela pandemia, MS soma mais 73 mortes pela Covid

Dados do boletim epidemiológico estadual do coronavírus (Covid-19) deste sábado (12) trazem o registro de mais 73 óbitos atribuídos a esta doença em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas. Com isso, o número de vítimas fatais no estado chega a 7.439.

As mortes são divulgadas um dia antes de entrar em vigor a avaliação atualizada do Governo do Estado no qual classifica mais da metade dos municípios com bandeira “cinza”.

Além das mortes, mais 1.766 sul-mato-grossenses testaram positivo para o coronavírus nas 24 horas transpassadas. Desde o começo da pandemia, 312.392 moradores de cidades de Mato Grosso do Sul foram diagnosticadas com esta doença.

Estado ‘cinza’

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul na quinta-feira (10) a atualização das avaliações do Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) referente a situação da pandemia em cada um dos 79 municípios.

As deliberações do decreto  Nº 15.693 passam a ter vigência no domingo (13) e se estendem até o dia 24 de junho.

Imagem anexa a deliberação do Comitê Gestor do Prosseguir publicado no dia 10 de junho.  Crédito: Diário Oficial do Estado

São 43 cidades classificadas com a bandeira cinza, incluindo Dourados Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá, que são municípios de referência regional para tratamentos de pacientes com quadros de saúde considerados graves.

Este nível indica risco extremo de contágio pelo coronavírus e prevê restrições mais rígidas para funcionamento de atividades comerciais e circulação de pessoas e veículos com toque de recolher.

A prefeitura de Dourados não vai seguir todas as recomendações do Governo do Estado, sob justificativa de que pretende seguir planejamento local. A população douradense enfrentou período de ‘lockdown’, iniciado dia 30 de maio com validade até o final deste sábado (12).  

Mato Grosso do Sul dividido pelas macrorregiões de saúde. – Crédito: Diário Oficial do Estado DOURADOS NEWS