Brasil tem novo recorde: 4.249 mortes por Covid-19 em 24 horas

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, já são 13.279.857 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, de acordo com dados do Conass

O Brasil bateu novo recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas nesta quinta-feira (8): 4.249. Com isso, o país chegou ao total de 345.025 óbitos acumulados. A média móvel de mortes voltou a crescer e chegou a 2.820. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, já são 13.279.857 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 86.652 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos sete dias foi de 62.859.

O ranking de número de mortes segue liderado pelo estado de São Paulo, que tem 80.742 óbitos causados pela Covid-19. O Rio de Janeiro continua em segundo lugar, com 38.657 mortes, seguido por Minas Gerais (26.795), Rio Grande do Sul (21.538) e Paraná (18.492).

A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença.

Desde o início de junho, o Conass divulga os números da pandemia da Covid-19 por conta de uma confusão com os dados do Ministério da Saúde. As informações dos secretários de saúde servem como base para a tabela oficial do governo, mas são publicadas cerca de uma hora antes.

80 mil mortes em São Paulo

Com 1.229 mortes por Covid-19 registradas nesta quinta-feira (8), o estado de São Paulo chegou a 80.742 vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia. Também foram registrados 21.004 novos casos, totalizando 2.597.366 infectados.

Covid-19 no mundo

Mais de 133 milhões pessoas foram infectadas em todo o mundo. Do total de doentes, mais de 2,8 milhões morreram, segundo a Universidade Johns Hopkins. O Brasil segue como o terceiro país do mundo em número de casos de Covid-19 e o segundo em mortes, atrás apenas dos Estados Unidos.

“Situação está longe do fim”, diz presidente da Anvisa

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse nesta quinta-feira (8) que a situação pandêmica está longe do fim no Brasil.

“O entendimento que temos aqui na agência, e não é um entendimento dos mais felizes, é que essa situação que atravessamos está longe do seu fim. Não há entre nós a convicção de que a fase pior tenha passado. Nós temos tido uma série de sinalizações de possibilidades ainda mais desafiadoras estão por vir no curto e no médio prazo”.

Na avaliação de Antônio Barra Torres, toda uma estrutura mundial vai ter que se reorganizar. “Nascerá um novo mundo dessa pandemia. E em setores da economia que, por uma ação fundamentalmente focada no capitalismo, tinham uma justificação, como a terceirização de áreas essenciais de produção em troca de mão de obra mais barata e questão fiscal mais atraente, hoje se dá por comprovado que quem fez essa escolha encontra-se em uma posição de refém diante da oferta de insumos essenciais que vêm do exterior – no caso concreto, basicamente de dois países”.

Fonte: Saúde – iG