Nova explosão da covid no Brasil ‘seria crítica’, alerta Fiocruz

Pesquisadores apontam situação das unidades de terapia intensiva, que ainda exige atenção em alguns estados

R7.com

Pesquisadores apontam situação das unidades de terapia intensiva, que ainda exige atenção em alguns estados

Alguns estados brasileiros registram queda das ocupações de leitos de UTI para covid

Pesquisadores do Observatório Covid-19 Fiocruz alertam, em comunicado nesta quarta-feira (12), os riscos para o Brasil se houver uma nova explosão dos casos da doença.

No boletim semanal, eles salientam que apesar da redução das ocupações dos leitos de UTI em grande parte das unidades da federação, o número de óbitos permanece nos patamares mais elevados desde o início da pandemia.https://866763d5060da7b6fead39e05a3e42f2.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html?n=1

“É fundamental o reforço das ações de vigilância em saúde para fazer a triagem de casos graves, o encaminhamento para serviços de saúde mais complexos, bem como a identificação e aconselhamento de contatos. Nesse sentido, a reorganização e ampliação da estratégia de testagem é essencial para evitar novos casos, bem como reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares”, dizem os integrantes do Observatório Covid-19.

Estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, além do Distrito Federal, apresentaram redução das ocupações de UTI para abaixo de 80%, ainda assim, um percentual elevado em caso de um recrudescimento da pandemia.

Os pesquisadores apontam a queda das mortes após o pico, em meados de abril. O número de novos casos registrou ligeira alta, de 0,3% ao dia, na semana passada, segundo o boletim. R7