Mais de 80% da safra de milho de MS está em boas condições, declara Aprosoja/MS

A Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, apresentou nesta nesta semana dados sobre a área plantada, produtividade e condições de lavoura da cultura do milho 2ª safra, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Associação, a estimativa de área plantada é de 1,9 milhão de hectares, com redução de 12,6% em relação à safra de 2020/2021. A produtividade estimada é de 78,13 sacas por hectare, com expectativa de produção de 9,34 milhões de toneladas. As lavouras que apresentam boas condições correspondem a 82,2%, enquanto aquelas em condições regulares somam 11,6%, e as consideradas em condições ruins representam 6,2%.

Para a classificação das condições de lavoura, os técnicos do Projeto SIGAMS – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, observaram critérios como a ocorrência de plantas daninhas, pragas, doenças, falhas de stand e demais sintomas causadores de redução de produtividade.

PUBLICIDADE

O coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, ressaltou que há dois cenários em relação a geada ocorrida no início da semana. “O produtor que plantou fora da janela, no mês de abril, e estão com o milho entre V6 e R2, podem ter perda significativa. Aqueles que plantaram antecipadamente, na janela recomendada, e estão com o milho entre R4 e R6, já estão com baixo risco de perda”, explica, ao lembrar que os dados completos sobre os efeitos da geada estão em levantamento e serão divulgados nas próximas semanas. D.NEWS