Dólar cai com visita de Lula à Argentina

O mercado acompanha a visita do presidente Lula (PT) à Argentina. O petista chegou ontem a Buenos Aires e hoje encontrou o líder argentino, Alberto Fernández.

Moeda única causa preocupação. Anteriormente, Lula e Fernández defenderam o desenvolvimento de uma moeda única do Mercosul para uso comercial, o que preocupa investidores.

O texto já causou turbulência pelo entendimento de que os dois países estariam planejando adotar uma moeda comum em todos os sentidos, o que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nega. Segundo ele, que também está na Argentina, não existem conversas para criar uma moeda única.

“A ideia, além de confusa, carece de detalhes e amplia os receios e as incertezas que o atual governo já vem causando desde o início de seu mandato”, escreveu a Ativa Investimentos em comentário a clientes.

Em pronunciamento hoje, o presidente brasileiro afirmou que o BNDES (Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai voltar a ajudar a financiar projetos em países vizinhos.

Mais cedo, Fernández chegou a dizer que o seu país tem “inveja” do banco público brasileiro. A Argentina tem interesse no dinheiro da instituição para financiar a exportação de gás de xisto para o Brasil.

Lula falou de política. O presidente brasileiro reforçou a estabilidade da democracia e disse que o papel das forças está claro na Constituição, que é defender o país de ameaças estrangeiras, ajudar em possíveis desastres, entre outros.

Expectativas para inflação. Ainda na cena local, a pesquisa semanal Focus, do Banco Central, mostrou nova piora nas expectativas de inflação para 2023 e 2024, enquanto a projeção dos economistas do mercado para a taxa Selic no final do que vem aumentou de 9,25% para 9,50%.

(Com Reuters)