Computador lento? Saiba quais são as causas mais prováveis

ltrapassado o período de ‘lua-de-mel’ depois da compra de um computador, é provável que, alguns anos ou até meses depois, a máquina fique um pouco lenta. Ao contrário do que dizem as teorias da conspiração, o problema não é proveniente das fabricantes, e, sim, resultado da utilização.

A lentidão do computador pode ter várias explicações. Por não ser uma tarefa tão simples de identificar, é importante que o dono tome algumas medidas preventivas e faça, até, um ‘chek-up’ no equipamento.

Abaixo, você pode encontrar algumas das causas e sugestões do que deve fazer em cada caso.

Vírus e software maliciosos

Medidas de segurança negligentes podem levar a invasões do seu computador da parte de vírus e softwares maliciosos. Manter um antivírus deverá ser essencial para continuar a ter um computador livre destes males.

Muitos aplicativos e programas abertos

Dependendo das especificações do seu computador, deverá evitar ter baixar muitos apps e deixar programas abertos. Caso isso aconteça, o nível de desempenho não será o mesmo. É aconselhável controlar-se na quantidade de tarefas que tem ativas ao mesmo tempo.

Disco, placa gráfica e RAM

Caso não consiga evitar exigir mais do seu computador, poderá querer atualizar os componentes do seu equipamento. Aumentar a capacidade da memória RAM, o tamanho do disco rígido, assim como adquirir uma placa gráfica de qualidade superior, deverão ser medidas suficientes para levar o desempenho do seu computador para outro nível.

Abertura do computador

Controlar não só o número como também que apps/programas são abertos sempre que inicia o computador poderá fazer bem para a velocidade de processamento. Além de ficar menos lento ao iniciar, o computador também ficará mais responsivo.

Efeitos visuais

Um problema mais comum em computadores mais antigos, a quantidade de efeitos visuais presentes em software ou até no Windows 10, podem tornar-se muito pesados para a máquina que tem. O segredo está em desativar estes efeitos (janela a maximizar ou minimizar, por exemplo), para começar a ver diferenças.

Software desatualizado

Mantenha sempre o seu computador atualizado. Ter a última versão do seu sistema operativo poderá ser a resposta que procura para ter o seu pc com uma velocidade mais aceitável. Ao mesmo tempo, estará mais protegido contra ameaças externas, uma vez que novas versões de sistemas operativos estão melhor preparadas para vírus.

ACOMPAN