Caarapó amplia obrigatoriedade do uso de máscaras para prevenir coronavírus


Passam a valer a partir desta sexta-feira (8) as novas medidas de prevenção ao avanço da Covid-19 em Caarapó, depois da confirmação de dois casos da doença no município. O novo cenário levou o prefeito André Nezzi (PSDB) a editar o Decreto nº 044/2020, que amplia a obrigatoriedade do uso de máscara pela população.

Reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 de Caarapó. (Foto: Dilermando Alves)

O ato, que tem o respaldo de autoridades que integram o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, determina o uso obrigatório de máscara de proteção facial para todos os funcionários públicos e munícipes que necessitem entrar e permanecer nas instituições financeiras, clínicas médicas, odontológicas, fisioterapêuticas e estéticas, salões de beleza, spas, esmaltarias, bar, barbearia-bar, conveniências, lanchonetes, pastelarias, supermercados, mercados, quiosques, escritórios, farmácias e demais ramos do comércio em geral, indústrias e repartições públicas, bem como nas filas ou estacionamentos do estabelecimento comercial ou financeiro. Trata-se de adicional ao distanciamento social para preparação e resposta durante o intervalo de aceleração epidêmica, a fim de garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde.

O novo decreto do Poder Executivo municipal de Caarapó preconiza que as empresas públicas e privadas devem promover as devidas orientações a seus colaboradores e clientes sobre o uso das máscaras de proteção facial, devendo adotar as medidas necessárias para impedir a entrada e permanência de pessoas que não estiverem utilizando o acessório, bem como a organização da fila dirigida ao seu estabelecimento e a respectiva exigência do uso do referido equipamento de proteção. Além disso, caberá ao responsável adotar as medidas, sinalizar e informar a impossibilidade de entrada, permanência dentro do estabelecimento, bem como nas filas para atendimento sem o uso de máscara de proteção facial.

Fica proibida a realização de cultos, missas e reuniões nas instituições não governamentais em de Nova América – onde foram registrados os dois primeiros casos de Covid-19 – pelo período de 15 dias. O toque de recolher no distrito passa a vigorar entre 19h e 5h pelo período de duas semanas.

O comércio em geral (restaurantes, pastelarias, conveniências, padarias, minimercados e supermercados, indústrias, quiosques, clínicas médicas, odontológicas, fisioterapêuticas, salões de beleza, estética) encerrará o atendimento às 18h, medidas válidas pelo período de 15 dias. É recomendado que sejam cancelados os cultos, missas e reuniões nas instituições não governamentais da sede do Município de Caarapó – ou que as celebrações tenham, no máximo, uma hora de duração.

Ouso de máscara respiratória facial à população em geral, mesmo não havendo síndromes gripais, é recomendado. Usuários de transporte coletivo, táxis e seus condutores deverão, obrigatoriamente, usar o equipamento de proteção. No caso dos táxis, a lotação máxima deverá ser de três passageiros.

Artigo do decreto estabelece que as repartições públicas, instituições financeiras e comércio em geral não permitam aglomeração de pessoas, respeitando o limite de 30% da capacidade de lotação, bem como o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, que também deverá ser cumprido em caso de filas no estacionamento ou fora do local, bem como mantenham a higienização e disponibilizem na entrada tapete para limpeza dos pés e álcool em gel para os clientes, conforme orientação da OMS.

O descumprimento ao disposto neste Decreto sujeitará o infrator às penalidades previstas na legislação.

O prefeito André Nezzi (PSDB) reforça a necessidade de cumprimento das determinações e orientações das autoridades sanitárias. “O uso de máscara, como já comprovado, reduz o risco de contágio. É importante que todos usem para evitar a proliferação do vírus. O ideal é que, quem puder, fique em casa. Só saia em caso de extrema necessidade. Se sair, use máscara, em qualquer situação e em todo lugar. Juntos vamos vencer essa pandemia”, conclama o dirigente, acrescentando ainda que, “com os primeiros casos registrados no nosso município, precisamos redobrar os cuidados, pois a saúde de todos está em primeiro lugar”.

Fonte: Dilermano Alves/Assessoria Prefeitura