Bolsonaro suspende compra de seringas até que preço volte “à normalidade”

Presidente escreveu, em uma postagem, que as unidades da Federação têm estoque suficiente para iniciar a vacinação contra a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou, nesta quarta-feira (6/1), por meio de uma postagem no Twitter, a tentativa frustrada do governo federal na aquisição de seringas.

Segundo o chefe do Executivo, a compra de seringas foi suspensa devido à alta de preços do produto. “Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade”, afirmou.

No fim de dezembro, o Ministério da Saúde abriu licitação para adquirir 300 milhões de seringas e assegurar as condições para a vacinação contra a Covid-19, mas só conseguiu oferta para adquirir 7,9 milhões no pregão eletrônico. O número corresponde a cerca de 2,4% do total de unidades que a pasta desejava adquirir.

De acordo com o mandatário, ainda que a licitação não tenha sido bem-sucedida, estados e municípios possuem estoque suficiente para o início da campanha, já que, na primeira fase de imunização, a quantidade de vacinas não é grande.

“Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande”, escreveu o presidente.