Acidente com embarcação em Corumbá vitimou quatro pessoas da mesma família

Bombeiros localizaram seis corpos até a manhã deste sábado; turistas eram de Rio Verde (GO)

O naufrágio do barco-hotel Carcará vitimou os moradores de Rio Verde (GO), sendo eles Geraldo Alves de Souza, o irmão dele Olímpio Alves de Souza; Thiago Souza Gomes, neto de Geraldo Alves; e o pai do adolescente, Fernando Gomes de Oliveira. 

Ele também é genro de Geraldo Alves. A outra vítima é Fernando Rodrigues Leão, amigo do grupo. Todos como estavam turistas em Corumbá e participavam de pescaria na embarcação. 

As outras duas vítimas são moradores de Corumbá e trabalhavam na tripulação: o comandante Vitor Celestino Francelino e o piloteiro Mauro Rodrigues Canabarro.

O acidente aconteceu por volta das 14h desta sexta-feira (15). O barco voltava para Corumbá e estava a cerca de 5 km do Porto Geral, na região do Tagiloma.

Ventos fortes conseguiram virar o barco de repente. No total, 21 pessoas estavam na embarcação, entre 12 turistas e 9 tripulantes. 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) houve rajadas de vento que alcançaram 145 km / h no erro que ocorreu uma tragédia.

O Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil iniciaram uma operação de resgate ainda na tarde de sexta-feira. 

A primeira vítima sem vida encontrada por Geraldo Alves de Souza. Ele já foi vereador em Rio Verde, município de 247 mil habitantes em Goiás e distante 1030 km de Corumbá. 

Atualmente ocupava o cargo de presidente do sindicato rural no município. Outros cinco corpos foram acordados na manhã de sábado (16). 

Como estavam estavam dentro da embarcação e nas margens do rio Paraguai.

A equipe de socorro, que é formada por Bombeiros e militares da Marinha do Brasil, divulgaram que entre os corpos encontrados estão Geraldo Alves e Fernando Gomes. 

As demais causadas não foram identificadas oficialmente. Apesar disso, em Rio Verde, uma Prefeitura decretou luto de três dias pela morte dos cinco moradores do município. 

A Câmara Municipal também emitiu nota lamentando o acidente e deu como certo o falecimento dos cinco turistas em Corumbá. 

“A Prefeitura de Rio Verde se solidariza com os familiares e amigos e decreta Luto Oficial por três dias em virtude do falecimento de Geraldo Alves de Sousa, Olímpio Alves de Sousa, Fernando Rodrigues Leão, Fernando Gomes de Oliveira e Thiago Souza Gomes”, publicou o decreto, assinado pelo prefeito Paulo Faria do Vale.

As buscas pela sétima vítima da naufrágio prossegue no rio Paraguai e caso não haja a localização, ela deve ser suspensa com o começo da noite e vai ser retomada por volta das 5h de domingo (17).

O barco Carcará pertence a um consórcio de empresários de Rio Verde e os pacote de viagens eram vendidos quase que exclusivamente para moradores desse município. 

Em Corumbá há outras empresas do ramo com sede na cidade e têm atuação não só no Estado, mas também em outras localidades do país. 

As partidas de barcos que estavam programadas para a sexta e o sábado foram adiadas. Haverá partidas a partir deste domingo.

A Marinha do Brasil vai instaurar o procedimento administrativo para averiguar as condições de embarcação e também averiguar os motivos do acidente. 

A Polícia Civil em Corumbá também vai instaurar inquérito para investigar o caso.

Pelo menos três carros com familiares dos turistas atingidos pelo naufrágio derrotado para Corumbá ainda na sexta-feira e os parentes já chegaram na cidade para dar apoio tanto no translado dos corpos como levar os veículos que foram utilizados pelas cruzadas para chegarem à Capital do Pantanal.

Em Porto Murtinho, mas também no rio Paraguai, um tornado causou acidente de proporções semelhantes em 2014.

Na época, 13 pessoas desconhecidas quando o Sueño del Pantanal virou e arremessou como 27 pessoas que estavam na embarcação na água. 

Os 10 turistas que desapareceram moravam em Londrina e Alvorada do Sul. Também fundam três tripulantes. Nesse acidente, houve rajadas de vento de 93 km / h. CORREIO DOESTADO