Nova onda de frio sobre o Brasil aumenta a chance de neve no Sul

A semana termina com destaque novamente para temperaturas bem baixas sobre o Sul do Brasil. Uma nova e forte frente fria vai avançar sobre o país no sábado (10), e a grande queda de temperatura acontece no domingo, 11 de junho.

O outono vai se despedindo gelado e com baixas temperaturas. Os modelos de previsão meteorológicas preveem a possibilidade de dois picos de frio para o período de 10 a 20 de junho. A primeira massa de ar frio de origem polar  avança sobre parte do Sul do Brasil e sobre o sudoeste de Mato Grosso do Sul, impulsiona ar frio até para o sudoeste de Mato Grosso, sul de Rondônia e Acre, mas vai sofrer resistência para avançar para o Sudeste.

Neste primeiro pico de frio, que já acontece entre este final de semana e o início da próxima, há uma pequena possibilidade para neve nas áreas mais altas da Serra Geral do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

A progressão desta massa de ar frio é lenta e mantém o frio presente no Rio Grande do Sul e em parte do interior da América do Sul atingindo a Argentina, Uruguai, centro-sul da Bolívia,  Paraguai e Mato Grosso do Sul.

Para o restante do Sul, áreas do Centro-Oeste, Norte e Sudeste, as temperaturas ficam mais baixas a partir de quinta-feira, 15 de junho, com um segundo pico de frio. 

Ainda há divergências quanto a intensidade deste segundo pulso de frio, mas as projeções de médio prezo dos modelos de previsão do tempo, indicam que poderá ser bastante forte.

Climatempo vai acompanhar atentamente as simulações atmosféricas feitas em supercomputadores para  este segundo evento de frio intenso, pois pode gerar neve e geada. Fique de olho nas nossas atualizações! G1