Mato Grosso do Sul deve colher a maior safra de soja de sua história, diz Famasul

Daniel Popov, de São Paulo

Soja

Foto: Aprosoja Brasil

Os problemas climáticos enfrentados por Mato Grosso do Sul, no momento do plantio da soja, não se estenderam para o restante da temporada e as lavouras do estado estão tão boas que a perspectiva da Aprosoja-MS e da Famasul é que o estado colha 9,9 milhões de toneladas do grão, 12,5% maior que na temporada anterior. Um recorde absoluto!

A área plantada cresceu 6,18% nesta temporada, de 2,9 milhões em 2018/2019, para 3,1 milhões de hectares agora. A produtividade média deve chegar a 52,1 sacas por hectare na safra.

“Entre os principais diagnósticos desta safra foi o aumento de áreas de grãos em cima de pastagens, o que mostra a recuperação de áreas degradadas e o interesse em consorciar atividades, por parte dos produtores”, diz o presidente da Aprosoja-MS, André Dobashi.

Ainda de acordo com o boletim, a safra passada apresentou uma quebra na produtividade, por falta de chuvas. Neste ciclo, apesar do atraso na chuva, a lavoura se manteve sem problema fitossanitário e, na fase de enchimento de grãos, o índice de pluviosidade foi bom em todo o estado.