POLÍCIA CIVIL DE ANTÔNIO JOÃO ESCLARECE DOIS HOMICÍDIOS DE INDÍGENAS OCORRIDOS NAS DUAS ÚLTIMAS SEMANAS

Os homicídios de Erinaldo Ramos Sayala, ocorrido aos 04/07/2020 e de ROSANGELA BARBOSA, ocorrido aos 19/07/2020, ambos em área de aldeamento, foram elucidados pela equipe da Polícia Civil de Antônio João, sendo os autores identificados pela equipe de investigação, por meio de diligências que contaram com o apoio da comunidade indígena local.

Segundo Patrick Linares da Costa, delegado responsável pela condução dos procedimentos policiais, Erinaldo foi morto com golpes de machado e facão por dois indivíduos que teriam prévio desentendimento com a vítima.

Segundo apurado nas investigações, os então suspeitos teriam chegado ao local dos fatos embriagados, desferindo golpes contra a vítima sem que houvesse chance de defesa. Os autores teriam ainda voltado, nos dias seguintes, à aldeia onde ocorreram os fatos, portando armas de fogo para proferirem ameaças a moradores do local e. Após a expedição de mandado de prisão, com base nos elementos probatórios coletados, encontram-se foragidos. Demais informações são mantidas em sigilo visando à segurança dos envolvidos.

ROSANGELA BARBOSA foi morta com golpes de faca desferidos à altura do tórax, na madrugada do último domingo, após envolvimento em discussão motivada por ciúmes de um homem que, conforme apurado, teria alimentado expectativas de relacionamento com a autora e, no dia dos fatos, teria preferido ficar com a vítima. Ainda conforme a investigação, os fatos teriam ocorrido após autora e vítima, ambas de etnia indígena, terem ingerido bebida alcoólica.

A autoridade policial responsável pelos procedimentos informou ainda que diversos crimes ocorridos no interior de aldeias e envolvendo indígenas são causados pelo excessivo consumo de bebida alcoólica. Segundo o delegado, a venda de bebidas alcoólicas a índios não integrados, bem como a disseminação do consumo da substância no interior de aldeias é crime contra a cultura indígena e que, constatada tal prática, haverá a pertinente imputação aos responsáveis.