Transferência de Marcola para outro presídio tem escolta cinematográfica

O traficante Marcos Willians Herbas Camacho, 53, o Marcola, apontado como líder do PCC (Primeiro Comando Capital), foi transferido da Penitenciária Federal de Brasília, conhecida como Papuda, para um presídio de Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (3). A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A transferência ocorre em razão de um pedido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo distrital reclamava com o governo federal desde que Marcola chegou à capital, em 2019.

Para Ibaneis, a presença do líder da maior facção criminosa do país no DF coloca o país em risco, tendo em vista que a cidade abriga diversas embaixadas e as sedes dos três poderes. Durante os últimos três anos, a Polícia Civil do DF desmontou diversas tentativas do PCC de se estabelecer na capital.

Também foi desmantelado pelas polícias de São Paulo e do Distrito Federal um plano para resgatar o criminoso, inclusive com uso de helicóptero. “Hoje, após minucioso planejamento do
Depen (Departamento Penitenciário Nacional), efetuamos a transferência do prisioneiro conhecido como Marcola, da Penitenciária Federal de Brasília”, escreveu Anderson Torres.

Hoje, após minucioso planejamento do @depenmj , efetuamos a transferência do prisioneiro conhecido como Marcola, da Penitenciária Federal de Brasília. Ação de sucesso total, com apoio da @policiafederal , @PRFBrasil e #SENASP . Parabéns aos envolvidos!0:01 / 0:24Continuar assistindo no Twitter3:02 PM · 3 de mar de 2022