PF prende no Brasil um dos traficantes mais procurado do Paraguai

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira o narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González, conhecido como “Samura”, um dos criminosos mais procurados no Paraguai. Ele foi detido no Mato Grosso em uma operação da PF brasileira em cooperação com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad). No momento da prisão, o paraguaio portava arma de fogo e usava um documento falso.

Samura era líder da maior organização criminosa paraguaia de tráfico de drogas e armas e tinha fortes conexões com o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. Ele atuava diretamente no envio de grandes carregamentos de cocaína para o Brasil e comandava um esquema de lavagem de dinheiro no país vizinho.

O traficante também fornecia armamento à organização criminosa carioca. Samura usava propriedades rurais em solo paraguaio como estrutura logística para aterrissagem e decolagem de pequenas aeronaves carregadas com cocaína e armas.

O criminoso havia sido preso em 2018 por autoridades do Paraguai, mas em 2019 foi resgatado de um presídio naquele país em uma ação extremamente violenta, que terminou com a morte de um policial.

O mandado de prisão preventiva para extraditá-lo foi emitido pelo Supremo Tribunal Federal e cumprido pela PF em Mato Grosso.

GLOBO.COM