CORONAVÍRUS Brasil fecha fronteira com oito países, inclusive Paraguai e Bolívia

Ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial; países vizinhos já haviam fechado. FOTO ARQUIVO

O Brasil decidiu fechar a fronteira com os dois países vizinhos a Mato Grosso do Sul,Paraguai e Bolívia, segundo portaria desta quinta-feira (19). Ao todo, medida vale para 8 países. Os outros são Argentina, Colômbia, Guiana Francesa, República Cooperativa da Guiana, Peru e Suriname.

O prazo, conforme o Portal G1, é de 15 dias. Está vetada, nesse período, a entrada de estrangeiros desses países, como medida de contenção ao avanço no novo coronavírus.

A decisão foi determinada em portaria que será publicada nesta quinta-feira (19). O governo informou ainda que será feita uma determinação específica para o Uruguai.

Execções – Além de brasileiros natos ou naturalizados, também estão liberados para entrar no Brasil, ainda conforme a informação publicada pelo G1:

Em Mato Grosso do Sul, a faixa de fronteira seca é de 500 quilômetros com o Paraguai e a Bolívia é dividida por uma rua com a cidade de Corumbá, além do Rio Paraguai.

O Paraguai já havia adotado medidas de restrição de circulação de pessoas, para conter o avanço da doença.

Exceções- Conforme o G1 a medida não vale para:

imigrantes com autorização prévia de residência definitiva;
profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado;
funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro;
O tráfego de residentes nas chamadas cidades gêmeas, “com linha de fronteira exclusivamente terrestre”, também não sofrerá restrições. Cgnews