Qual lado do cérebro você usa mais: o direito ou o esquerdo?

Uma das hipóteses mais importantes sobre a formação do cérebro humano é que ele é dividido em dois. O lado esquerdo controla funções associadas com a lógica e o direito, supostamente, controla as funções ligadas a pensamentos abstratos e criatividade. Mas isso é simplificar demais um conceito bem mais complexo.

Percorra a galeria e entenda melhor essa ideia de lado direito e esquerdo do cérebro.

A natureza da divisão é a base das hipóteses –

Essa divisão física fez com que os primeiros cientistas que estudaram o cérebro humano criassem teorias psicológicas, como o lado esquerdo X lado direito, por exemplo.

Até as partes localizadas no centro do cérebro são divididas em duas –

As áreas centrais do cérebro como o striatum, tálamo, hipotálamo e tronco cerebral são constituídas de tecido contínuo, mas são também organizadas em lados direito e esquerdo.

O lado esquerdo do cérebro controla os membros direitos –

Os hemisférios esquerdo e direito controlam funções diferentes no corpo. Exemplo: o lado esquerdo do cérebro controla o braço e a perna direitos e vice versa.

Psiquiatras do século XIX –

No entanto, ampliar demais essa ideia é onde mora o perigo. O equívoco de que todas as funções do cérebro são processadas ou pelo lado esquerdo ou pelo lado direito do cérebro pode ser rastreado até os psiquiatras dos anos 1800.

As conclusões deles –

Ao lidarem com pacientes que tinham dificuldade de fala e perceberem que eles também apresentavam danos nos lobos temporais esquerdos, os cientistas concluíram que a comunicação era controlada pelo lado esquerdo do cérebro.

Doutor Jekyll e o senhor Hyde –

O lado esquerdo e direito do cérebro foram personificados nas figuras Dr. Jekyll e Sr. Hyde. Um lado que é bom e outro demoníaco. Isso também leva a associações entre ordem e caos.

Um hemisfério separado ou um hemisfério danificado –

Mais tarde, ao observar pacientes que tiveram seus hemisférios separados (ou que não tinham um deles), os psicólogos perceberam que eles ainda demonstravam uma série de comportamentos, tanto lógicos quanto criativos.

Algumas funções são localizadas, mas não completamente –

Apesar disso, descobriu-se que um lado do cérebro é mais ativo do que o outro para algumas funções. A linguagem é mais localizada à esquerda e a atenção à direita.

Muda por sistema, não por pessoa –

Portanto, um lado do cérebro pode até trabalhar mais que o outro, mas isso tende a variar de acordo com a função, não de pessoa para pessoa.

Ninguém tem um lado completamente dominante –

Não há evidências científicas concretas que sugiram que os indivíduos têm lados dominantes do cérebro.