Sonho de consumo Ferrari vira smbolo de status de traficantes.

Sonho de ter Ferrari – Traficantes, candidatos a deputado, políticos, criminosos profissionais. Com dinheiro ilegal em mãos, todos apresentam uma fixação por carros importados, em especial, Ferraris.
O megatraficante colombiano Juan Carlos Abadía, preso em São Paulo pela Polícia Federal em 2007, era colecionador.  Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, também tinha seus exemplares. Mas o que explica a fixação dos bandidos pelo veículo?

“São duas coisas: a facilidade de se lavar dinheiro com carros importados e a ostentação, o prazer de ter algo que é cobiçado pelos mortais”, diz o delegado Robinson Fernandes, chefe do laboratório de lavagem de dinheiro da polícia paulista. “Há uma facilidade em superfaturar ou subfaturar os preços na importação dos veículos luxosos. É uma das formas de se lavar dinheiro do crime em que se pode adulterar a declaração de rendimentos”, acrescenta.

Em operações recentes, modelos de Ferrari avaliados em até R$ 3 milhões foram apreendidos pela polícia.  No Amapá, além da Ferrari, mais quatro carros de luxo, entre eles Mercedes e Maserati, foram empenhados pela Justiça na casa do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Coelho, que também foi preso pela PF por desvio de recursos públicos.

Em Taboão da Serra, na grande São Paulo, o candidato a deputado federal Ney Santos (PSC) foi detido com uma Ferrari vermelha conversível na garagem. Ele é acusado de lavagem de dinheiro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). “Desde  2006 ele registrou acúmulo significativo de imóveis e bens de alto valor, como a Ferrari e empresas”, disse na ocasião o delegado Raul Godói .

A defesa nega ilegalidade. “Santos andou na Ferrari uma só vez, ela está alienada por um financiamento no banco”, diz o advogado do candidato, Francisco Henrique Neto Rocha.

Ex-secretário nacional de Segurança Pública, o coronel José Vicente acredita que criminosos adquirem Ferraris como uma demonstração de “ingenuidade, ganância e crença na impunidade”. “É muito mais fácil lavar dinheiro ilícito com apartamentos, postos de combustíveis, etc. A Ferrari ostenta, chama a atenção, mas realiza o sonho de consumo do criminoso”, afirma ele.

MERCADO DO DESEJO
Os carros luxuosos mais apreendidos são Ferrari, Porsche, Mercedes e  Maserati.
Disparidades entre o valor dos bens e a renda do suspeito são indícios de crimes.
Apreendidos, carros são cedidos pela Justiça para fiéis depositários.
Procurada, a Via Itália, importadora da Ferrari, não se manifestou.