Tomar café pode diminuir o risco de pedra na vesícula, segundo estudo

Pesquisadores da Dinamarca descobriram que a ingestão de até seis xícaras da bebida por dia leva a uma redução de 3% do risco de cálculos biliares

– Por: R7

Até seis xícaras de café por dia pode ser benéfico para evitar pedras na vesícula
Pixabay

Tomar café pode reduzir o risco de pedra na vesícula, segundo um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, publicado no Journal of Internal Medicine. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de até seis xícaras por dia resulta em um risco 3% menor.

Em comparação com pessoas que não bebiam café, as que tomavam apresentaram de 7 a 23% de risco reduzido para os cálculos biliares, de acordo com a quantidade da bebida ingerida.

A pesquisa foi realizada em duas partes. Na primeira, foram acompanhados mais de 104 mil homens e mulheres ao longo de oito anos. Entre outras informações, foram analisados dados sobre o consumo de café. Nesse período, houve o registro de 2.233 casos de cálculos biliares entre os participantes.

Na segunda fase, os pesquisadores utilizaram uma técnica genética chamada de randomização mendeliana, que compara a relação entre a variação genética e o risco do desenvolvimento de doenças.

Eles concluíram que pessoas com duas variantes genéticas associadas à ingestão de cafeína tiveram um risco 11% menor de cálculos biliares para cada xícara de café diária adicional.