O que é preciso fazer antes de encarar um plano de expansão da empresa

É fundamental conhecer os pontos fortes e fracos do negócio, e identificar ameaças e oportunidades, diz especialista
POR FOLHAPRESS

ECONOMIA NEGÓCIOS

Sem planejamento, a tentativa de expandir uma empresa pode afundá-la. É fundamental conhecer os pontos fortes e fracos do negócio e identificar ameaças e oportunidades, diz Almir Ferreira de Sousa, coordenador do Proced/FIA (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração).

Esse plano deve contemplar uma avaliação honesta da situação da empresa, para corrigir problemas antes da expansão, calcular os custos disso e determinar como esses valores serão obtidos.

É preciso ouvir advogados para saber as exigências legais da expansão e, também, pensar em uma saída para o caso de tudo dar errado.

“O plano precisa dar uma ideia dos riscos e mostrar se haverá ou não fôlego para a expansão”, diz Maurício Morgado, coordenador do FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas).

+ Milionários possuem metade da riqueza pessoal do mundo, mostra estudo

O primeiro passo é achar oportunidades, ouvindo clientes ou caçando novas tendências. Com o projeto em andamento, o empreendedor deve acompanhar tudo de perto para corrigir a rota rapidamente, se necessário.

Felipe Senise, professor e sócio da escola de negócios Sandbox, conta que a empresa identificou uma demanda de cursos em outras praças mas, após começar a expansão, percebeu não haver espaço para ela longe de São Paulo e que era caro levar professores para fora.

“Agora, desenvolvemos cursos de educação a distância, com investimento inicial maior, mas que permite crescer mais rápido”, explica.

A seguir, orientações de especialistas que podem ajudar quem quer aumentar a produção, diversificar produtos ou serviços ou se estabelecer em outras cidades e estados.

Fase 1: cuidados antes de tomar uma decisão

Comece com mapeamento

Ponha no papel os pontos fortes e fracos da empresa, ameaças do mercado e oportunidades. É nesse momento que surgem as falhas gerenciais e o excesso de burocracia, afirma Almir Ferreira de Sousa.

A contabilidade precisa estar em dia

Verifique se há dívidas e compromissos financeiros pendentes antes de dar o próximo passo.

Torne-se gestor de verdade

Quando a empresa se expande, o dono vai ter que se relacionar com mais colaboradores. Faça cursos e leia livros sobre gestão para aprender a lidar não só com números, mas com gente.

Fase 2: como identificar oportunidades

Conheça seu público

Os próprios clientes podem opinar sobre novos produtos e serviços e apontar como crescer em outras regiões, diz Maurício Morgado, coordenador do FGVcev. Converse com consumidores, faça enquetes, use ferramentas de pesquisa online.

Busque referências

Observe novas tendências. O empreendedor deve viajar e participar de associações de classe para ver o que acontece fora dos limites do seu negócio.

Procure setores complementares

Encontrar nichos próximos da atividade principal ajuda a aproveitar recursos, além de reduzir os riscos e a necessidade de novos investimentos. Uma forma de expandir é incorporar atividades até então feitas por um fornecedor, diz David Kallás, coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper.

Faça uma aposta por vez

Para Felipe Senise, sócio da Sandbox, não adianta apostar em várias frentes de expansão. Escolha onde empregar recursos e entenda de que forma isso trará alto retorno.

Fase 3: como planejar a expansão

Saiba quanto a ideia vai custar

Todos os recursos necessários para a expansão devem ser colocados no papel: custos com novos funcionários, fornecedores, equipamentos, matéria-prima e espaço. Calcule o que será preciso vender para cobrir os gastos adicionais e em quanto tempo você terá o investimento de volta. Trabalhe com pelo menos três cenários diferentes, do mais pessimista ao mais otimista.

Descubra onde está o dinheiro

Caso não tenha o capital para fazer a expansão planejada, identifique como levantar esses recursos no mercado, seja por meio de financiamento ou investidores, e quais são as contrapartidas. A taxa de juros e a possibilidade de ter que ceder parte do comando da empresa para um fundo de investimentos são questões que precisam ser consideradas.

Lembre-se do marketing

Você vai precisar de recursos para divulgar seu novo produto ou serviço: verifique custos de marketing digital, anúncios ou outros meios.

Corrija seus erros

Felipe Senise, professor e sócio da escola de negócios Sandbox, usa o conceito americano de “fail fast” (erre rápido): ao perceber que o projeto não está caminhando conforme esperado, o empresário precisa parar de insistir e ajustar o rumo. Também é importante ter uma estratégia de saída: se as projeções não se concretizarem, é preciso saber como se desfazer do negócio. Com informações da Folhapress.

PUBLICIDADE.
NUEVA EMPRESA DEL GRUPO CAPITANBADO.COM
GLOBAL INVEST PJC.
COMO INSTALAR SUA EMPRESA EM PEDRO JUAN CABALLERO.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

APP FM CAPITANBADO.

Oi pessoal to passando pra informar que nosso RADIO FM já tem o seu próprio App FM CAPITANBADO, sua radio para Android e o mais legal ele é GRATIS. E gostaria de pedir para todo os nossos internautas que instalem, comente e avalie o aplicativo para assim ir melhorando o App.- FM Capitán Bado: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fmcapitanbado

PUBLICIDADE.
Está chegando a maior festa do Futebol mundial… Copa do mundo RÚSSIA 2018!!
Corra pra Compushop Importados e aproveite as melhores marcas em TV’s de 24 a 75 polegadas SmartTV 4K com os menores preços da fronteira!!

Corra pra cá e venha fazer parte desse evento esportivo com a gente!