BIOCEÂNICA ROMPE ADVERSIDADES CLIMÁTICAS E A OBRA AVANÇA CHACO ADENTRO –

Hoje , domingão de janeiro, levantei bem cedo e cruzei o rio para ver in loco a obra de pavimentação asfáltica que o Consorcio Corredor Vial Bioceânica – CCVB – esta executando entre as cidades de Carmelo Peralta-alto Paraguay e Loma Plata-Boqueron. A obra faz parte do corredor de integração da Bioceânica.


Atualizando as imagens, a ultima registrei dia 24 de dezembro de 2019, hoje percorri de Carmelo a Comissaria 65 e já se nota o avanço da obra. Os sub-tramos 18, 17 e 16 esta sendo bem trabalhada, inclusive com a construção de pontes e passagem de água feito de concreto armado. Em todos o trecho homens, mulheres, indigenas, máquinas e equipamentos produzem um som ensurdecedor, um som da esperança, o som da expectativas de dias melhores para os moradores deste rincão chaquenã e som da prosperidades.
Segundo o ministro de obras públicas do Paraguay, Arnoldo Wiens, essa obra mudará o perfil economico, cultural e turisticos em toda a sua abrangência.
Apesar do clima complexa com chuvas e calor de 48 graus, a obra avança dentro do cronograma estabelecida.
Hoje debaixo desse calor trago a voces as imagens atualizadas da obra, calor, mosquitos (nãti-ú), polvorim (borrachudos) e mutum de cor amarela e preto atacam os trabalhadores, mas nada tira o ímpeto de trabalhar nessa empreitada tão emblemática.
Para chaquenõs e pantaneiros esses insetos fazem parte do dia a dia, são insetos ecológicos sem contaminação. Toninho Ruiz

Buenas noticias para el Chaco. Para fines del mes de febrero sumaremos 30 km más de nuevo asfaltado en el #CorredorBioceánico. Con esto tendremos 64 km de nueva ruta pavimentada.

Mirá como estan avanzando los trabajos en los subtramos 2 y 18.