Tecnologia da Bayer mapeia lavoura e ajuda na tomada de decisões

A plataforma Climate FieldView coleta dados do plantio à colheita e gera mapas acessíveis em celulares e tablets, que ajudam na tomada de decisão.

16 de março de 2019 às 19:40 
Por José Florentino, de Não-Me-Toque (RS)

O FieldView Drive é discreto, pequeno. Mas, quando conectada ao maquinário, a tecnologia da Bayer pode alavancar a produção agrícola. Dados como velocidade, altitude e vazão tanto na hora do plantio como da aplicação de defensivos são enviados para a plataforma digital Climate, que gera mapas em um tablet acoplado à cabine. Quando o sistema se conecta à internet, envia as informações para a nuvem, onde todas as informações são armazenadas em um sistema digital. Desta forma, é possível acessá-las em qualquer lugar do mundo.

“Hoje, o equipamento é compatível com 70% das máquinas vendidas no mercado brasileiro. Esses modelos têm monitor e sensor adequados”, explica o representante técnico de vendas da Climate no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Rodrigo Alff.

Alff explica que o desenvolvimento desta tecnologia tem três pilares. “A centralização de todos os dados em só lugar permite que o agricultores gerenciem melhor as operações, o que maximiza sua produtividade”, diz.

Plataforma Climate FieldView
Foto: José Florentino/Canal Rural

Toda a pesquisa da Bayer é trabalhada dentro da plataforma Climate. A ideia é que, a médio prazo, o produtor receba recomendação de sementes. “Mas ele precisará de duas coisas básicas: a calibração da curva de como as sementes estão respondendo aos ambientes da lavoura e as informações do talhão”, conta o representante da empresa.

Na 20ª Expodireto Cotrijal, feira agropecuária realizada em Não-Me-Toque (RS), a marca destacou o quão importante é que o agricultor conheça detalhadamente sua plantação. Sabendo quais áreas são mais ou menos produtivas, é possível fazer um manejo mais assertivo.

Sempre melhorando

A Climate está sendo comercializada no Brasil há três anos. A Bayer conta com produtores parceiros que aderiram à tecnologia para aprimorar a tecnologia. Eles enviam avaliações para a empresa. “A ideia é desenvolver uma plataforma cada vez mais dinâmica, acessível e intuitiva”, finaliza Alff.