Soja: Goiás deve registrar chuvas todos os dias de dezembro

A meteorologia destaca quatro importantes municípios produtores do grão que devem receber mais de 280 milímetros acumulados cada um

As imagens de satélite mostram muitas nuvens carregadas na metade norte do Brasil. A partir de agora as chuvas darão trégua no Sul do país e se acumulam no Centro-Oeste, entre Mato Grosso e Goiás, com volumes bem significativos para o período.

Dos dias 3 a 9 de dezembro, no norte de Goiás, são esperados mais de 80 milímetros acumulados. Mais ao Sul do estado os volumes são menores, em torno de 20 milímetros. Ainda assim essas precipitação estarão espalhadas e chove todos os dias.

Vale ressaltar que o índice de umidade no solo que estava abaixo do normal no início da safra, já aumentaram bastante por conta dessas precipitações. Agora os mapas mostram que o estado tem até 80% de umidade no solo.

Muita chuva por ai

Em Cristalina, até o dia 24 de dezembro deve registrar 27 dias com chuvas e um acumulado superior a 316 milímetros de chuvas, ou seja, poucas janelas de tempo seco até o fim do mês. O maior acumulado deve acontecer em meados do dia 5 de dezembro.

Em Uruaçú, no mesmo período, serão quase 30 dias com chuvas, que deve gerar precipitações na casa de 333 milímetros acumulados. Os maiores volumes também deve acontecer lá pelo dia 5 de dezembro.

Piracanjuba terá uma quantidade de dias com chuvas igual ao anterior, ou seja o mês inteiro, mas os volumes acumalados serão menores, na casa de 264 milímetros acumulados. O maior volume deve ser registrado no fim deste mês de novembro.

Por fim, em Rio Verde, também terá 29 dias com chuvas acumulando mais de 288 milímetros com chuvas, sendo que o maior acumulado acontece lá pelo dia 17 de dezembro.

Chuvas já causam problemas

Em Cristalina, por exemplo, durante a chegada da equipe da Caravana Soja Brasil foram notadas algumas áreas de soja lá alagadas, devido o excesso de chuvas. Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Alécio Maróstica, por lá chove há quatro dias já e alguns produtores estão preocupados com o excesso de umidade. projetosojabrasil