Santiago do Norte, o novo município de MT que nasceu a partir do agro

Santiago do Norte, o novo município de MT que nasceu a partir do agro
Publicado por: José Luiz Tejon Megido
Alguém poderia construir uma nova cidade, iniciar um movimento de progresso no norte do Mato Grosso e tocar isso adiante com as forças da Sociedade Civil Organizada?

DCIM100MEDIAMAX_0031.JPG


Sim, isso é possível e aconteceu a 520 km de Cuiabá, no distrito de Paranatinga, onde está nascendo o município de Santiago do Norte, com 4.500 habitantes.

Em meio a crise econômica, brasileiros empreendedores e cooperativistas estão nesse momento criando um município novo, voltado a milhares de pequenos produtores que possam ter por lá dignidade e um ótimo futuro.

O produtor rural conhecido como Caçula está liderando as ações e quer privilegiar a agricultura familiar. Eles plantam por lá 10% da mandioca do estado de Mato Grosso e estão construindo uma fecularia, mas pretendem ainda implantar várias cadeias, como limão, leite, frutas e hortaliças.

Neste momento, estão abrindo uma cooperativa, com pessoas contratadas. Caçula diz que Mato Grosso é uma benção, pois plantam 10 milhões de hectares e chegarão a 20 milhões nos próximos anos.

O grupo está em busca de convênios com parceiros, como a Empresa Mato Grossense De Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que tem como missão gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, com prioridade à agricultura familiar.

Santiago do Norte começou com dois irmãos, depois uma família e assim por diante, seguindo o modelo de nascimento de outras cidades como Sapezal, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

Jovens, é ótima a ideia de ir para fora do país, afinal precisamos de uma formação global. Mas prestem atenção, olhem para o Brasil que nós já temos, pois ele revela muitas coisas geniais, e dentre elas, esse exemplo concreto do produtor Caçula.

Nasce agora um novo município no Brasil a partir do agronegócio, e vai virar uma agrossociedade; e tudo isso em meio à crise, com incertezas e indefinições.

Quem quer faz, realiza e supera todas as adversidades.

A Sociedade Civil Organizada pode mais, muito mais! E irá governar o país, principalmente após a pororoca extremista dos partidos políticos e seus resultados nesta eleição.

canalrural.uol.com.br