Pastagens transformam conservação agrícola

Práticas trazem benefícios ecológicos, como controle de enchentes, água mais limpa e carbono armazenado na atmosfera.

Pesquisadores da Universidade Estado de Iowa, nos Estados Unidos, afirmam que as pastagens estão transformando a conservação de terras agrícolas. De acordo com Lisa Schulte Moore, pesquisadora da Universidade, plantas da pradaria são uma mistura de gramíneas nativas, flores silvestres e outras plantas de tronco duro, que têm raízes profundas que extraem água e nutrientes de bem abaixo da superfície.

“A pesquisa mostra que as áreas de pastagens nativas plantadas nos lugares certos em um campo agrícola podem fornecer benefícios que superam as perdas de transformar uma pequena parte de um campo de cultura na pradaria. Por exemplo, quando trabalhamos com agricultores para localizar franjas de pradaria em áreas que não eram lucrativas para a fazenda, podemos reduzir seus custos financeiros enquanto criamos uma ampla variedade de benefícios”, comenta.

Nesse cenário, testes baseados em ciência da Rowcrops integrados a Prairie Strips mostraram que a conversão de apenas 10% de um campo cortado em fileiras em faixas de pradaria reduz a perda de solo em 95%, o fluxo de água por terra em 37% e a perda de dois nutrientes essenciais (nitrogênio e fósforo) no solo em quase 70% e 77%, respectivamente. Isso também leva a uma maior abundância e diversidade de insetos benéficos, polinizadores, como abelhas e borboletas-monarca, e pássaros.

Segundo Schulte Moore, que é membro da equipe da Strips, “alguns desses benefícios podem afetar nossos manuais de como se fazer pesquisa, mas eles não são levados em conta nos mercados financeiros típicos”. Estes incluem benefícios ecológicos, como controle de enchentes, água mais limpa e carbono armazenado na atmosfera.  Fonte: Agrolink