O Governo do Paraguai e o IICA intensificam seus trabalhos para a diversificação produtiva do setor agrícola paraguaio

Em Assunção, o organismo hemisférico apresentou ao Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Denis Lichi, uma proposta de desenvolvimento do setor bananeiro, buscando reforçar as receitas dos agricultores familiares.Compartir / Share

O Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Denis Lichi, e o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

Assunção, 15 de março de 2019 (IICA). O Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) acordaram aumentar suas ações conjuntas para alcançar uma maior diversificação produtiva do setor agropecuário do Paraguai, concentrando seus esforços no aumento da qualificação ao apoio oferecido aos agricultores familiares do país.

A determinação foi resultado de uma reunião entre o Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Denis Lichi, e o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, que realizou uma visita de trabalho à Assunção em que destacou a grande convergência de agendas entre o governo do Presidente Mario Abdo Benítez e o organismo hemisférico especializado no desenvolvimento agrícola e rural.

“A reunião foi extremamente produtiva: fortalecemos laços, ratificamos a vocação para trabalhar juntos e confirmamos a forte convergência de agendas sobre os temas a trabalhar. O ministro planeja fortalecer a institucionalidade do setor agropecuário, desenvolver melhores políticas para a agricultura familiar, com ênfase especial aos temas de extensão, que é um dos gargalos para aproximar a tecnologia e os conhecimentos a esse setor crucial da agricultura do país. Nessa agenda, o IICA tem um papel fundamental”, disse Otero.

No âmbito de seus planos para promover o aumento na geração de receitas dos agricultores familiares, o IICA apresentou ao ministro Lichi uma proposta de desenvolvimento do setor bananeiro do Paraguai, que conta com um grande potencial para abastecer o mercado interno e mercados internacionais. 

“O Paraguai pode e deve ser relevante no setor da produção frutícola, dado o seu grande potencial. O país tenta seguir o rumo de outras nações, por exemplo, do Equador e da Costa Rica, uma vez que precisa, e busca, diversificar sua cesta de produtos agroexportáveis sem ignorar o mercado interno”, acrescentou Otero.

O Diretor Geral do IICA também se reuniu com o Ministro da Secretaria de Emergência Nacional do Paraguai, Joaquín Roa Burgos, com quem tratou sobre a possibilidade de estabelecer parcerias para a gestão conjunta de riscos como inundações e secas.

“Antecipo, no Paraguai, mais e melhores projetos”, concluiu Otero sobre sua visita ao país sul-americano. 

No âmbito de sua agenda em Assunção, o Diretor Geral do IICA se reuniu também com o Diretor Nacional da Usina Binacional de Itaipu do Paraguai, José Alberto Alderete, com quem explorou a possibilidade de novas parcerias que levem benefícios aos agricultores familiares.

Nas reuniões de trabalho no Paraguai, Otero esteve acompanhado pelo Coordenador do IICA para a Região Sul, Caio Rocha, e pelo Representante do IICA no Paraguai, Ricardo Orellana.

Mais informação: 

Gerência de Comunicação Institucional

comunicació[email protected]