Agronegocio

Iagro alerta sobre mudanças na vacinação de maio da Aftosa

A Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (IAGRO) já iniciou os preparativos para a próxima campanha de vacinação contra a febre aftosa, a ser realizada no período de 1º a 31 de maio deste ano.

A informação foi dada nesta segunda (25) pelo Diretor presidente Luciano Chiochetta, acrescentando que os pecuaristas devem estar atentos para importantes mudanças que ocorrerão nesta etapa.

A partir dessa campanha haverá alteração na composição da vacina, que passará de trivalente (vírus A O e C) para bivalente (vírus A e O), e na dosagem da mesma, que passará de 5 ml para 2 ml. Em maio, a imunização abrange todo o rebanho de bovinos e bubalinos.

Conforme explica Luciano, as novas regras seguem o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e ainda a Instrução Normativa Mapa nº 11 de 22 de janeiro de 2018.

Os produtores rurais e as revendas agropecuárias devem observar as mudanças, especialmente no que tange à aquisição e aplicação das vacinas.

As novas medidas atendem as estratégias para a retirada da vacinação contra a febre aftosa, a partir de 2021, conferindo ao Brasil o status de país livre de febre aftosa, sem vacinação, com a erradicação da enfermidade, até 2023.Fonte: Assomasul

Comentarios

Más popular

Hasta arriba