Um jeito fácil de gastar menos dinheiro com seu banco

São Paulo — Em tempos de contenção de gastos, uma boa dica para manter o orçamento no azul é observar os produtos e serviços cujos preços estão subindo em uma velocidade maior do que a inflação e que podem ser eliminados sem sofrimento. Um tipo de despesa que preenche em cheio esses dois requisitos é a tarifa bancária.
De acordo com um levantamento realizado pela associação de consumidores Proteste, entre janeiro de 2013 e agosto de 2015, as tarifas cobradas pelos oito maiores bancos do país subiram, em média, 169%, ou 8,6 vezes mais do que a inflação medida pelo IPCA, que subiu 19,63% no mesmo período.
A boa notícia é que as tarifas podem variar muito de acordo com o banco e até dentro de uma mesma instituição. Portanto, uma pesquisa rápida sobre os preços cobrados pode ser o suficiente para gerar uma boa economia.
A comparação entre as tarifas pode ser feita facilmente pelo site Febraban Star, uma página criada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) especialmente para mostrar as tarifas cobradas pelos bancos em diferentes tipos de serviços.
Para realizar a pesquisa, basta acessar o site e clicar em “Consultar tarifas por instituição”, ou “Consultar tarifas entre instituições”. Na página que se abrirá em seguida, o usuário deve selecionar os bancos que deseja consultar e o serviço pesquisado e então as tarifas cobradas são apresentadas.
Ao pesquisar, por exemplo, as anuidades cobradas nos cartões de crédito entre Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Citibank, Itaú e Santander, a ferramenta mostra que a Caixa cobra o valor mais baixo, de 45 reais, e o Itaú tem a anuidade mais cara, de 70 reais.
Os valores mostrados são sempre referentes aos serviços mais básicos oferecidos pelos bancos, que são aqueles usados com mais frequência pelos clientes.
Pacotes de serviços
O site Febraban Star também permite pesquisar as tarifas cobradas por cada banco nos pacotes de tarifas padronizados. De acordo com norma do Banco Central, os bancos são obrigados a oferecer quatro tipos de pacotes de serviços bancários (I, II, III e IV), que devem oferecer os mesmos serviços e na mesma quantidade, mas cada instituição é livre para cobrar a tarifa que quiser por cada pacote.
Como os pacotes de mesma numeração incluem exatamente os mesmos produtos, a comparação de preços fica mais fácil e evidencia quais instituições estão cobrando valores mais altos.
Para comparar os preços de cada um deles entre diferentes bancos, basta clicar em “Pacotes Padronizados do Banco Central”, na página inicial do Febraban Star.
Além de facilitar a comparação, os pacotes podem sair mais em conta do que a contratação avulsa dos serviços. Por isso, vale a pena observar se algum deles combina com seu perfil de uso e se a sua contratação pode gerar economias.
Veja quais serviços são incluídos em cada um dos pacotes.
Opções gratuitas
Além dos pacotes padronizados, os bancos são obrigados a oferecer, sem qualquer cobrança, os chamados serviços essenciais, que são: um cartão de débito; dez folhas de cheques por mês; segunda via do cartão de débito; até quatro saques por mês; consultas pela internet; duas transferências por mês entre contas na própria instituição; e compensação de cheque.
Ainda que esses serviços gratuitos sejam uma ótima saída para gastar menos dinheiro, os clientes costumam enfrentar dificuldades para contratá-los. Segundo a Proteste, além de omitir a existência dessas opções de serviços gratuitas, alguns bancos se recusam a oferecê-las mesmo após a solicitação do cliente.
Nesse caso, a Proteste recomenda que o consumidor busque a ouvidoria do banco para resolver a questão e, caso o problema não seja resolvido, a orientação é buscar os órgãos de defesa do consumidor e o Banco Central para registrar a reclamação.
Outra opção ainda é a conta digital, que também é regulamentada pelo Banco Central. Nessa conta não há a cobrança de tarifas por transferências e pelo envio de extratos, desde que essas operações sejam realizadas pelo caixa eletrônico ou internet banking (veja algumas opções de contas digitais). EXAME
PUBLICIDADE:
ad421eb265ccb58738c873e5ed6d7499