TRAFICO DE ARMAS: Corregedoria da PM deflagra operação às pressas

Diante do vazamento das informações acerca da investigação, e para não proporcionar tempo suficiente para fuga de envolvidos em esquema criminoso, a Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul deflagrou às pressas a Operação Pampas.
De acordo com o coronel corregedor geral da PM no Estado, Washington Geraldo Francisco de Oliveira, apesar de a operação ter sido realizada às pressas, o resultado dos trabalhados foi avaliado como positivo.
Aproximadamente 20 militares participaram das ações desempenhadas na manhã desta quinta-feira (03). Um sargento que mora na Capital, mas trabalha em São Gabriel do Oeste foi detido no Bairro Estrela do Sul e levado para a sede da Corregedoria.
Com o sargento foi apreendido um saco com cerca de 500 munições, entre elas de fuzil calibre .762, de uso restrito para a própria Polícia Militar.
Outros seis militares e quatro empresários de São Gabriel foram conduzidos coercitivamente até o comando da PM, onde prestaram esclarecimentos para equipe da Corregedoria.
ESQUEMA
Coronel Washington explicou que inicialmente, denúncias dão conta de que o grupo tem envolvimento com tráfico internacional de armas e munições, no entanto, não está descartada participação no crime de tráfico de drogas.
Armamento comprado no Paraguai era enviado para Rio de Janeiro e São Paulo para fortalecer as organizações criminosas. Armas que saíam do Paraguai ficavam um tempo escondidas em Mato Grosso do Sul e depois eram despachadas para outros estados.
De acordo com o corregedor geral, o esquema consistia na compra direta no Paraguai, interceptação, venda e distribuição das armas, mas a participação de cada um ainda será definida.
Oitivas dos suspeitos serão realizadas ao longo desta quinta-feira e, por conta disso, pode ser que os policiais sejam presos ou liberados. Também podem surgir mais nomes de militares ou de empresários. Correio do Estado