Toyota passa Volks e é líder mundial em venda de automóveis

A Toyota ultrapassou as rivais Volkswagen e General Motors, tornando-se a maior vendedora de automóveis no mundo. A fabricante comercializou cerca de 7,5 milhões de veículos nos primeiros nove meses do ano. Neste mesmo período, a alemã vendeu 7,43 milhões de veículos e a GM vendeu 7,2 milhões.
As vendas da Volks, que havia ultrapassado a japonesa no começo do ano, podem ter sido afetadas pelo escândalo de manipulação sobre dados de emissão de gases, mas isso só será percebido em um próximo relatório. Isso porque o escândalo só veio à tona em setembro e somente quando forem divulgadas as cifras do quarto trimestre poderá ser analisado o tamanho do possível prejuízo.
A Volkswagen burlava controles nos EUA e na Europa por meio de um software instalado em motores a diesel. A polêmica levou à renúncia do então CEO do grupo, Martin Winterkorn, e causou arranhão na imagem da empresa.
A fabricante de Detroit, por sua vez, foi a líder de vendas por mais de sete décadas, até ser surpreendida pela Toyota no final dos anos 2000.
PUBLICIDADE

Vip lado brasil29NM