Tecnologia

5G está a um passo de se tornar realidade graças a novo padrão finalizado

A quinta geração de conexões de internet móvel está mais próxima do que nunca. O 3GPP, um grupo internacional formado por representantes da indústria, dedicado a estabelecer padrões para o setor de telecomunicações, finalizou a ficha técnica oficial do 5G

Em dezembro do ano passado, o mesmo 3GPP apresentou ao mundo o primeiro padrão para o chamado 5G NR (nome oficial desta geração). Tratava-se de uma série de recomendações técnicas que diferenciavam as redes de 4G das de nova geração, mas foi apenas o primeiro passo.

O padrão finalizado em dezembro de 2017 (chamado NSA) determinava o que as operadoras deveriam fazer com a infraestrutura já existente para aumentar a velocidade das conexões 4G. O padrão finalizado nesta semana (SA) é o segundo passo da universalização do 5G.

Com ele, as operadoras agora têm um guia de como “construir” redes 5G com infraestrutura totalmente nova, sem adaptar a tecnologia já usada no 4G. Como explica o The Verge, isto significa que o padrão oficial do 5G está finalmente pronto.

A operadora que seguir esse padrão técnico determinado pelo 3GPP pode dizer, oficialmente, que oferece conexões 5G. Mas isto não significa que o 5G já “existe”. Agora é preciso esperar até que toda a indústria embarque neste padrão.

Isto significa esperar por todo tipo de hardware e infraestrutura, além de chips, modens e smartphones que sejam construídos com suporte ao mesmo padrão aprovado pelo 3GPP. Ou seja, deve demorar um pouco, ainda, até que você possa acessar a internet pelo celular com 5G.

Mais de 600 empresas do setor de telecomunicações participaram da aprovação do novo padrão (5G NR SA), incluindo Samsung, LG, Sony e a operadora TIM. O próximo passo é encontrar possíveis falhas na aplicação do padrão na prática até que as primeiras redes 5G comecem a entrar em operação.

olhardigital

Comentarios

Más popular

Hasta arriba