Promotor de Justiça do MS vai integrar grupo que tratará da morte de policiais em serviço

Promotor de Justiça do MS vai integrar grupo que tratará da morte de policiais em serviço

O Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público em exercício, José Bonifácio Borges de Andrada, nomeou o Promotor de Justiça do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Fernando Martins Zaupa, para integrar o Grupo de Trabalho, no âmbito da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública.

De acordo com a Portaria CNMP-PRESI nº 72, de 19 de julho de 2017, o Grupo de Trabalho, criado pelo Conselheiro Antônio Pereira Duarte, durante o prazo de seis meses, a contar de 20 de julho de 2017, vai discutir o problema da elevada taxa de mortandade de profissionais da segurança pública e, assim, buscar formas de atuação do Ministério Público que possam contribuir para salvaguardar a vida de tais agentes e de seus familiares.

Conforme informou o Conselheiro, a iniciativa da Presidência da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo e Segurança Pública, intenta também contribuir com o diálogo sobre o tema e servir de instância para aperfeiçoar a própria tutela da segurança pública.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, a nomeação do Promotor de Justiça Fernando Zaupa – integrante do Gaeco – para compor Grupo de Trabalho no CNMP, significa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo colega e, ao mesmo tempo, a todo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, pois é formado por destacados membros. “A atuação de vários colegas no âmbito do CNMP demonstra o acerto de descentralizarmos a administração, garantindo a autonomia e independência da atuação de nossos membros”, completou.

O Promotor Fernando Martins Zaupa elogiou a iniciativa do CNMP, na pessoa do Conselheiro Antônio Duarte, destacando que realmente é preciso haver atenção especializada a essa situação, já que o Brasil registra números exorbitantes e inaceitáveis de ofensa à vida de policiais.

Além do Promotor de Justiça do MS, o Grupo de Trabalho será composto ainda pelos seguintes Membros, sem prejuízo de suas funções no órgão de origem: Jorge Augusto Caetano de Farias, Membro Auxiliar do CNMP; Paulo José de Palma, Membro Auxiliar do CNMP; Lúcia Helena de Lima Callegari, Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul; Luiz Antonio Corrêa Ayres, Promotor de Justiça do Rio de Janeiro; e Rogério Greco, Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais.