Polícia Federal suspende emissão de passaportes em todo Brasil

Polícia Federal suspende emissão de passaportes em todo Brasil

A emissão de novos passaportes no país foi suspensa por tempo indeterminado, por determinação da Polícia Federal. A justificativa da medida, anunciada na noite desta terça-feira (27), foi a falta de recursos para a execução dos processos de emissão.

Em nota, a PF informou que aqueles que fizeram a solicitação de seus passaportes até terça receberão os documentos normalmente. O agendamento on-line dos serviços e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando nesta quarta-feira, porém não haverá prazo para emissão do documento.

“Não há previsão para entrega do passaporte enquanto não for normalizada a situação orçamentária”, disse a Polícia Federal. Segundo a instituição, os gastos com esse serviço atingiram o limite da previsão orçamentária.

“A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado Às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, informou a PF. O órgão não se declarou sobre possíveis negociações para reajuste da verba destinada ao serviço.

O anúncio ocorre em meio ao imbróglio entre o órgão e o governo Michel Temer (PMDB). Na segunda-feira (26), a PF concluiu em laudo que o presidente teria cometido corrupção passiva e atuado para embaraçar as investigações da Lava-Jato.

Nos últimos anos, a PF já vinha fazendo pressão por mais recursos e reclamando da redução de servidores. Nos últimos seis meses, a quantidade de aposentadorias no órgão triplicou, segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais.