Mulher anuncia caminhão na internet e cai no golpe do “envelope vazio”

Não é de hoje que o golpe do envelope vazio vem fazendo vítimas por todo o Brasil. Nesta terça-feira, dia 29 de março, o jornal Correio do Estado recebeu denúncia de uma mulher que, na tentativa de agilizar a venda de um caminhão, acreditou no suposto comprador e entregou o veículo após consultar extrato bancário que constava o depósito solicitado.
Segundo o filho da vítima, o editor de imagens Ed Augusto Araujo, de 42 anos, depois que colocou o caminhão à venda no site de classificados OLX, em menos de uma semana, um “comprador” apareceu e começaram as negociações. “Na quarta-feira passada, dois dias antes do feriado, um homem se passando por fazendeiro me ligou dizendo que estava interessado em comprar o veículo. Ele disse que realizaria o depósito e que um funcionário dele iria buscar o caminhão”, contou o editor de imagens.
No mesmo dia Ana Maria Alves Araujo, de 60 anos, confirmou que o depósito havia sido feito. “Ele ligou e disse que eu podia tirar um extrato que o depósito tinha sido feito. Fizeram quatro depósitos com R$ 5 mil cada. Sendo assim, o falso funcionário do ´fazendeiro´ levou o veículo, já que o dinheiro havia sido depositado no caixa eletrônico do Banco Bradesco e apareceria na conta apenas na terça-feira (29)”, ressaltou Ed.
Ao estranhar a demora para o dinheiro cair na conta, já que no extrato aparecia que o dinheiro estava “bloqueado”, Ana foi até o banco tirar novo extrato e não conseguiu, pois a conta bancária estava bloqueada. Ao procurar pelo gerente, Ana descobriu que havia caído no golpe do envelope vazio. “Foi aí que me disseram que não tinha nada nos envelopes depositados”, desabafou Ana.
As negociações foram feitas via telefone e em nenhum momento Ana ficou desconfiada. “Meu marido chegou a ficar desconfiado, mas fazer o que, agora já aconteceu”, pontuou. Esta foi a segunda vez que a pedagoga usou o site. “Já coloquei uma cama para vender, mas não tive problema”, destacou.