Mapa da violência : Paranhos é a 9ª cidade mais violenta do Brasil; MS tem mais 3 entre as 100

Mapa da violência : Paranhos é a 9ª cidade mais violenta do Brasil; MS tem mais 3 entre as 100
Paranhos, a 469 km de Campo Grande, é o nono colocado na lista dos cem municípios com as maiores taxas de homicídio no Brasil. Conforme o Mapa da Violência, que contabilizou municípios com mais de dez mil habitantes, a cidade que faz fronteira com o Paraguai teve taxa de 118,4 assassinatos por cem mil habitantes no ano de 2012. Com esse desempenho, é o município mais violento de Mato Grosso do Sul.
O Estado conta com outras três cidades entre as cem mais violentas. Sete Quedas ocupa a 18ª posição (taxa de 102,3); Coronel Sapucaia, que traz no histórico o título de mais violenta do País, está em 22º lugar, com taxa de 98,2; e Mundo Novo na 89ª posição (taxa de 69,6).
Conforme o levantamento, o resultado coloca em evidência a existência de um grupo de 18 municípios que ultrapassam os 100 homicídios por 100 mil habitantes, “fato extremamente grave”. No topo da lista, Caracaraí (Roraima) supera a marca dos 200 homicídios, fato inédito.
O Mapa da Violência mostra que o problema prolifera em locais com vulnerabilidade econômica, e portanto, social. São cidades com limitada presença do poder público, atrativas para a criminalidade, além de serem fronteira, onde reina estruturas dedicadas ao contrabando de armas, de
pirataria e rotas de tráfico.
No ano de 2012 não foi registrado nenhum homicídio em 2.002 dos 5.565 municípios do País, portanto, 36% das localidades.