Líder em casos de dengue, Três Lagoas teve 28 notificações da doença por dia em 2019

Líder em casos de dengue, Três Lagoas teve 28 notificações da doença por dia em 2019

Líder em casos de dengue, Três Lagoas teve 28 notificações da doença por dia em 2019

Três Lagoas, a 338km de Campo Grande, segue como a cidade líder no estado em notificações de dengue. Só neste ano, já foram 1.276 notificações da doença, o que é equivalente a 28,3 casos suspeitos por dia em 2019. No Mato Grosso do Sul, foram 4.494 notificações neste ano.  Apesar de tantas notificações, 761 casos foram confirmados até então.

De acordo com boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a cidade de Três Lagoas tem um índice de alta incidência me casos da dengue, já que contabiliza 1.163 notificações a cada 100 mil habitantes. Os municípios de Figueirão, Sidrolândia, Rochedo, Selvíria, Água Clara e Aparecida do Taboado também têm um índice de incidência alto e que preocupam.

A Capital do Estado se encaixa no índice de incidência moderado, com 219 notificações a cada 100 mil habitantes. Assim como Campo Grande, Ponta Porã e Coxim também têm média incidência de dengue. Já as cidades de São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Dourados, Corumbá, Nova Andradina, Aquidauna e Bonito têm um resultado positivo, com uma incidência de dengue considerada baixa.

A SES alerta que a população deve se informar e evitar o acúmulo de água parada. De acordo com a Secretaria, a preocupação vai além da dengue. “Além do Aedes Aegypti transmitir a dengue, hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya, e as ações de controle do vetor são imprescindíveis”, informa.