Lançado herbicida para manejo de pré-plantio de soja

A solução auxilia na manutenção do potencial produtivo da soja cultivada em plantio direto ou cultivo mínimo
A Basf acaba de anunciar o lançamento, no Brasil, do herbicida Atectra (Dicamba 480 g/L) para o manejo de pré-plantio de soja. Produto derivado do grupo químico dos ácidos benzoicos, o novo defensivo é focado em plantas daninhas de folhas largas de difícil controle, como por exemplo a buva (Conyza bonariensis) – muito comum no País.

De acordo com a fabricante, a solução auxilia na manutenção do potencial produtivo da cultura da soja cultivada no sistema de plantio direto ou cultivo mínimo. Trata-se de um herbicida hormonal, sistêmico e pós-emergente, que simula a ação dos hormônios auxínicos, específico para controle de plantas daninhas de folhas largas.

A Basf explica que o produto é absorvido por folhas e raízes via floema e xilema, sendo transportado a todas as partes da planta de forma rápida, acumulando-se nas áreas de crescimento ativo, inibindo seu desenvolvimento. “As aplicações devem ser feitas em plena atividade de crescimento vegetativo e nas condições recomendadas, requerendo um período mínimo de 4 horas para ser completamente absorvido pelas plantas”, recomenda a multinacional.

Ainda de acordo com a fabricante, Atectra também é recomendado em aplicação de dessecação em pré-colheita da cultura da soja com o objetivo de antecipar e/ou homogeneizar a colheita.

“É fundamental que os produtores pensem no sistema de produção e utilizem as ferramentas adequadas que envolvam boas práticas agrícolas durante todo o ciclo. Dessa forma, terão um manejo eficiente de plantas daninhas sem perder produtividade e qualidade. A BASF entende a necessidade do produtor rural e por isso disponibilizará já para a próxima safra duas tecnologias inovadoras para o controle de plantas daninhas em soja”, comenta Hélio Cabral Costa, gerente de Marketing Soja da Basf, ao citar ainda o herbicida Amplexus – que também foi lançado recentemente.

Fonte: Agrolink