Governo cria “presídio virtual” para reduzir custos e monitorar presos

Governo cria “presídio virtual” para reduzir custos e monitorar presos
Decreto de criação da unidade mista de monitoramento virtual por meio de tornozeleiras eletrônicas foi assinada nesta terça-feira (01) pelo governador Reinaldo Azambuja.
A unidade de monitoramento está em funcionamento há cerca de 2 meses de maneira experimental em presos provisórios de Campo Grande. O secretário de segurança pública, Silvio Maluf, relata que o objetivo é utilizar esse sistema com presos condenados, mas a capacidade de utilização é limitada, tendo em vista que a quantidade de tornozeleiras é insuficiente.
Reinaldo Azambuja assinou um termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), para a utilização dessas tornozeleiras eletrônicas nos custodiados da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). O poder judiciário poderá estabelecer o itinerário realizado pelo preso que utilizar o equipamento.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, esse tipo de atividade é a criação de um presídio virtual, onde os presos serão acompanhados via GPS em qualquer parte do Estado, visando um avanço do sistema prisional de Mato Grosso do Sul e reduzir custos do poder público com o sistema prisional.
Fonte: Correio do Estado